V SEMINÁRIO INTERNACIONAL IUS EDUCATION GROUP

Apresentação

Atualmente ,os jovens formam um dos grupos mais afetados pela crise econômica, sendo o desemprego juvenil a patologia mais comum em países que adotam medidas de austeridade. No entanto, não são apenas os direitos sociais e econômicos dos jovens que sofrem prejuízos, mas também seu direito à igualdade de tratamento, de participação e de garantir, efetivamente, o seu lugar na sociedade.

Os obstáculos enfrentados na transição dos estudos para o mercado de trabalho podem gerar efeitos negativos a longo prazo, prejudicando também o gozo dos direitos humanos. Existe então o risco de uma “geração perdida” de jovens desiludidos, com graves consequências para a solidariedade intergeracional, a coesão social e a estabilidade política. De um modo ou de outro, é necessária uma abordagem específica para os jovens, conscientizando a todos sobre a falta de atenção a este público na maioria dos instrumentos nacionais e internacionais de direitos humanos.
Estes pontos norteiam o V Seminário do IUS Education Group, formado por um grupo de instituições salesianas (universidades, faculdades, departamentos), com foco na educação, nos direitos humanos e sociais e na integração dos jovens à sociedade, assegurando a igualdade de tratamento. O Seminário também irá refletir sobre até que ponto os jovens universitários das instituições salesianas participam dessa percepção e prática dos direitos humanos: que conhecimento eles têm deles? Como os valoriza? Até que ponto eles estão envolvidos em ações que os protegem? Qual o papel da educação neste contexto?

O objetivo, antes de mais nada, é conhecer as opiniões, percepções e atitudes a respeito aos direitos humanos: o que são os direitos humanos? Como a juventude os define? Quais se destacam? Como eles são valorizados?

A efetivação destes direitos exige uma visão de todas as ações, sejam as ações positivas e de afirmação, como a proteção e a promoção; ou as negativas, que implicam a violação e o abuso dos direitos almejados.

Outro ponto focal é analisar a percepção, disposição e participação dos estudantes universitários na solução dos problemas sociais identificados na sociedade: eles acreditam na contribuição dos jovens no respeito aos direitos humanos? De que maneira? E se não, por que não? Quais são os principais problemas da nossa sociedade? Quais soluções são propostas para eles? Também será enfatizada a função e a validade da educação para o conhecimento, valorização, propagação e compromisso com e pelos direitos humanos.

As assembleias conjuntas do IUS Education Group realizam-se a cada quatro anos – a anterior ocorreu em 2014 na cidade de Veneza, na Itália. Desde então, cada uma das instituições componentes têm estudado o tema em pesquisas, workshops, seminários e cursos), para que nesta quinta edição do encontro haja uma reflexão conjunta a partir das atividades anteriormente desenvolvidas pelos participantes.

OBJETIVO GERAL

Analisar conjuntamente as opiniões, percepções e atitudes dos estudantes universitários das instituições integrantes do IUS Education Group em relação aos direitos humanos, por meio de:

a) Exploração das opiniões, percepções e atitudes dos estudantes universitários em relação aos direitos humanos.

b) Estudo da percepção e disposição de estudantes universitários para participação na solução de problemas sociais identificados na sociedade.

c) Verificação, através das opiniões dos estudantes universitários, da existência e relevância da educação em direitos humanos nas universidades.

• 18h30
    Credenciamento
  • 19h30
    Solenidade de Abertura