UNISAL tem uma nova Unidade: Piracicaba

Publicado em: 08/11/2019

Missa e Sessão Solene foram realizadas com a presença de autoridades e convidados

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL agora tem uma nova Unidade na cidade de Piracicaba.  A Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba passa a ser UNISAL, Unidade Piracicaba, Campus Assunção. A unificação foi oficializada em 22 de outubro, no Diário Oficial da União, Portaria Nº 480.

Para celebrar este momento festivo, uma missa foi realizada em 07 de novembro de 2019, na Igreja Nossa Senhora de Assunção, seguida de Sessão Solene para selar o início das atividades da nova Unidade Piracicaba. Os Padres que atuam na missão institucional participaram da missa, representando as Unidades. De Americana, Pe. José Adilson Morgado; de Lorena Pe. Sergio Baldin Júnior e de Piracicaba Pe. Alcy Maurício.  

Pe. Eduardo Capucho, Reitor no UNISAL

A Mesa da Sessão Solene foi composta por autoridades institucionais do UNISAL: Pe. Luís Otávio Botasso, Diretor-Presidente; Pe. Eduardo Capucho, Reitor; Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, Pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação; Prof. Me. Nilson Leis, Pró-reitor Administrativo; Prof. Dr. Antônio Wardison, Pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral.

Durante seu pronunciamento, Pe. Luís Otávio Botasso frisou aos presentes dois dos pilares da educação salesiana “bons cristãos e honestos cidadãos”, fazendo referência ao Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, Pároco da Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, e ao Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que representam essas organizações.

À direita, Sr. Barjas Negri, Prefeito de Piracicaba

O Monsenhor e o Prefeito estiveram presentes na missa e na solenidade, prestigiando a nova Unidade do UNISAL em Piracicaba. “Recebi o convite para participar deste momento importante, com muita alegria. Acredito que seja um grande passo não apenas para o UNISAL, mas para todos os cidadãos de Piracicaba”, declarou o Prefeito.

Pe. Eduardo Capucho reafirmou, durante seu discurso, que o UNISAL, em cada uma de suas Unidades e, agora, em Piracicaba, tem uma missão voltada ao protagonismo e ao pleno desenvolvimento do aluno. “Tudo o que fazemos é para os alunos. Nosso objetivo como educadores salesianos é alcançar o jovem, com um ensino de excelência e, também, com o diferencial do ensino com amor e humanização. Essa nova Unidade receberá todos os aportes do UNISAL, com pesquisa, bolsas de estudos, projetos e ações que visam transformar a sociedade e formar o aluno de maneira integral”.

Homenagem a quem participa desde o tempo da instalação da Faculdade na cidade, hoje Unidade Piracicaba

De maneira muito especial, o Pe. Luís Otávio Botasso convidou à frente, docentes e colaboradores técnico-administrativos, que estavam presente, e que participaram do início das organizações da Faculdade Salesiana Dom Bosco. Com uma breve recordação, compartilhou sobre a participação do Prof. Luiz Roberto Stella que foi muito importante para a instituição.

Também estiveram presentes Diretores, Coordenadores e Professores de todas as Unidades do UNISAL, bem como colaboradores técnico-administrativos da Reitoria e  das  Unidades.

Alunas de Pedagogia. Coral de Libras.

Os alunos da nova Unidade de Piracicaba, e ex-alunos, prestigiaram o evento. As turmas do curso de Pedagogia participaram do Seminário de Núcleos do UNISAL, com a exposição dos trabalhos realizados dentro das temáticas de Direitos Humanos, Educação Ambiental e Educação Étnico-racial, e uma apresentação musical com o coral de Libras, com a coordenação da Profa. Renata Ferro.

O Diretor-Presidente e o Reitor do UNISAL realizaram o descerramento da placa sobre o início das atividades, que ficará fixada na entrada do prédio da nova Unidade. Seguiu-se, então para o encerramento da sessão solene, e todos os presentes foram convidados a participar do coquetel e prestigiar o Seminário de Núcleos.

Prof. Dr. Antônio Wardison, Pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral; Prof. Me. Nilson Leis, Pró-reitor Administrativo; Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, Pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação; Pe. Luís Otávio Botasso, Diretor-Presidente; Sr. Barjas Negri, Prefeito de Piracicaba e Pe. Eduardo Capucho, Reitor do UNISAL

Nova Unidade, novas oportunidades

A partir deste momento, Piracicaba faz parte de um Centro Universitário que tem presença em diferentes cidades do Estado de São Paulo, contando com mais de 12 mil alunos e mais de 400 professores com titulação de Mestres e Doutores. Na estrutura da instituição, mais de 450 colaboradores técnico-administrativos atuam para atender os alunos. 

Pertencendo ao UNISAL, alunos e docentes da Unidade Piracicaba passam a ter acesso integral à toda infraestrutura dos demais Campi, o que inclui todos os laboratórios, salas de aula e espaços culturais e esportivos disponíveis.

Além disso, as centenas de parcerias que o UNISAL possui com empresas, bem como os convênios estabelecidos com instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, também poderão ser aproveitados, como já ocorre nas Unidades de Americana, Campinas, Lorena e São Paulo.  

“Estamos somando às conquistas alcançadas, novos desafios e novos planos. Esta é a quinta Unidade do UNISAL e, onde estamos, registramos a marca da educação salesiana, baseada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que enfatiza a formação integral para seus alunos, com incentivo ao seu protagonismo. O UNISAL procura, também, a qualificação e a competência do corpo docente e técnico-administrativo, bem como a orientação humanística de sua política educacional ”, afirma o reitor do UNISAL.

Desde que se tornou Centro Universitário, em 1997, o UNISAL vem ampliando suas áreas de atuação, tendo recebido no ano de 2018 o recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), com nota 4 para os cursos presenciais. Em 2019, a modalidade Educação a Distância (EaD) foi credenciada com nota 5 no MEC, nota máxima atribuída pelo órgão às instituições de ensino que se enquadram nas exigências.

Com a nova Unidade Piracicaba, o UNISAL tem o objetivo de contribuir, de maneira efetiva, com o desenvolvimento da cidade e da região, tanto com a ampliação da oferta de ensino de qualidade, quanto com o apoio social à comunidade externa, por meio de projetos, pesquisas e ações.