UNISAL será uma das organizadoras do V Encontro Latino-Americano CDIO 2017

LRN-69

O CDIO, organização mundial que reúne 120 instituições (como Harvard, Stanford, Arizona University (EUA) e UNISAL) e desenvolve  pesquisa para o ensino da Engenharia de maneira diferente do modelo tradicional, irá realizar nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2017 o V Encontro Latino-Americano CDIO 2017, em Bogotá, Colômbia – e o UNISAL será uma das instituições organizadoras do evento.

“Este é um fato importante para a consolidação do nosso status internacional, como primeira instituição brasileira a participar da Iniciativa CDIO”, afirma o Professor Lúcio Veraldo, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção.

Reconhecimento do UNISAL pelo CDIO

Em maio de 2016, as Engenharias do UNISAL – Unidade Lorena ganharam o reconhecimento do CDIO, após avaliações da estrutura física dos ambientes de ensino e a experiência em projetos, pedagógicos ou não, que permitam o empreendedorismo e renovação a todo o momento – atitude inerente a todos os Cursos existentes nas Unidades.

O UNISAL mantém em suas dependências Laboratórios de Engenharias avançados e projetos diferenciados como o AeroUnisal, Robótica, Celeritas e Uniação, que ensinam e promovem a visibilidade da instituição em todo o país. Dentre os critérios impostos pela organização, também estava a utilização de Metodologias Ativas de aprendizagem. Os núcleos LIA/NAP são responsáveis pela implementação da Inovação Acadêmica, oferecendo formação para docentes da Unidade e também oriundos de outras instituições de ensino superior e da rede pública de educação.

Sobre a CDIO

A sigla CDIO significa “conceber, projetar, implementar e operar” o ensino de engenharia, um modelo nascido no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos) em 2000. A organização trabalha na realização de propostas e práticas ligadas a essa iniciativa e refletidas em 12 padrões.

O V Encontro Latino Americano a ser realizado em agosto tem o objetivo de compartilhar experiências das diferentes instituições de ensino, e avaliar possíveis progressos na implementação CDIO. Entre os convidados estarão nomes nacionais e internacionais com experiência na concepção, implementação e avaliação das reformas curriculares sob o modelo nascido no MIT. Desde 2013, representantes de Lorena têm participado da Conferência Mundial do CDIO, e em 2016 estiveram na Conferência Regional Latino-Americana, realizada em Concepcion, no Chile.

Saiba mais sobre o CDIO pelo link: http://cdio.org/cdio-history

Acesse a programação do evento em http://eventos.usta.edu.co/cdio/index.php