UNISAL realiza Mostra de Aplicação de Cálculo em Campinas

Coloquio

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL, realizou na Unidade Campinas, Campus São José, em 10/6/2019, a sétima edição da Mostra de Aplicações de Cálculo, que contou com duas frentes: apresentação de banners dos alunos do 5º semestre das Engenharias de Automação e Controle, Elétrica, Computação e Mecânica nos corredores do piso Rosa; a segunda foi a realização de uma dinâmica com os alunos do 3º semestre de Engenharia Mecânica e Civil e 5º da Engenharia de Produção. O objetivo da atividade é que os alunos pesquisem alguma situação, criem o enunciado de um problema que, em sua resolução, empregue os conceitos e técnicas de equações diferenciais ordinárias.

Mostra calculo 1

Uma vez preparada a versão do trabalho em relatório, o desafio é resumi-lo em um banner, criar e discutir análises sobre o tema para a apresentação. É uma atividade no formato de um “walking gallery”, na qual os alunos compartilham os resultados e experiências, inclusive entre os diferentes cursos.

Além dessa partilha, os professores Fábio Cavarsan, Juliana Miyoshi, Patricia Fregolente, Luis Rogério Almeida, além da professora responsável, Wanessa Gazzoni, acompanham os alunos e avaliam tanto o banner como a apresentação pelos grupos. Nessa oportunidade, os docentes tiveram a possibilidade de interagir com os alunos, saber das dificuldades que tiveram, apontar pontos de melhorias e compartilhar sua experiência profissional.

Mostra calculo 2Em cada semestre, dependendo das disciplinas de Cálculo oferecidas, as atividades são modificadas e todas elas são realizadas no evento denominado “Mostra de Aplicações de Cálculo”. Para a disciplina de Cálculo IV, já é a quinta vez que a atividade é repetida e os relatos das experiências vivenciadas já deram origem a um artigo científico, apresentado no PanPBL.