UNISAL promove palestra sobre Neurociências e Desafio do Educador

Publicado em: 28/10/2019

Os Cursos de Graduação em Pedagogia e Pós-graduação em Psicopedagogia, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL promoveram em 23 de outubro de 2019, uma palestra gratuita na Unidade Lorena. Confira as fotos aqui.


Com o tema “Neurociências e o Desafio do Educador no Século XXI”, o evento foi um espaço de reflexão e análises das neurociências como suporte ao educador.

O palestrante convidado, Prof. Me. Marcelo Reis Clemente, é especialista nas áreas de saúde na infância e adolescência, desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Desta forma, abordou o assunto de maneira didática junto ao público.

A palestra foi realizada no LMI, Prédio Mario Bonatti, e contou com aproximadamente 100 participantes, sendo 70 alunos dos Cursos de Pedagogia e demais cursos do UNISAL e 30 profissionais das redes públicas e privadas de ensino e de demais campos da pedagogia e psicopedagogia na Região.

Os Cursos do UNISAL têm a preocupação de formar o profissional de maneira integral e abre as portas para profissionais de diversos campos da sociedade. A instituição acredita na educação, e a apoia, como sendo um campo de democracia e socialização.

PEDAGOGIA

O professor é aquele que estará junto no processo de construção de conceitos ao longo da vida de um cidadão. Desde pequeno, os ensinamentos absorvidos em sala de aula colaboram na escolha de uma profissão.

O profissional pedagogo encontra pela frente um campo profissional vasto para atuar. Desde a Pedagogia Escolar e Gestão Escolar até a Pedagogia Empresarial.

PSICOPEDAGOGIA

Para quem já tem a formação em Pedagogia e em áreas afins, uma complementação acadêmica também faz toda a diferença.

A realidade da Educação é preocupante no Brasil. O país apresenta  altos índices de evasão, repetência e desempenho insatisfatório em avaliações que medem o conhecimento escolar dos estudantes. Desta forma, é preciso ter um profissional, chamado psicopedagogo, que consiga trabalhar os  mecanismos de superação dessas dificuldades. O Psicopedagogo consegue, junto com o aluno, recuperar a capacidade de aprendizagem e, é claro, resgatar o prazer de aprender.

Além do profissionalismo apresentado por Professor Marcelo, a palestra teve alta demanda de público pela curiosidade que o tema causa.

“O referencial teórico acrescentou muito aos alunos. As pessoas buscam esse assunto, e o UNISAL sai na frente ao pensar nessa temática como maneira de informar e formar novos profissionais”, acrescenta Maria Cristina dos Santos Bernardes, Coordenadora do Curso de Pedagogia UNISAL.