UNISAL promove a 1ª Corrida Universitária de Rua

A famosa Rua Dom Bosco, em Lorena-SP, ficou lotada de atletas e adeptos de atividades esportivas no último domingo, 17 de junho de 2018. Cerca de 250 corredores participaram da 1ª Corrida de Rua Universitária do UNISAL, com o trajeto de 5 km (corrida e caminhada) pelas vias centrais do município. E a determinação e união dos grupos chamaram a atenção dos participantes. Dentre eles, a equipe “Anjos de Rodas”, um grupo de pais e voluntários de Lorena que proporciona momentos de alegria às crianças com necessidades especiais, por meio da sensação de voar causada pela corrida de rua.

Antes da largada, a recepção do evento contou com o apoio do colaborador do UNISAL Hildesson Aramis, responsável pela animação dos corredores. E a exposição de stands para a retirada dos kits, um café especial para os inscritos e toda infraestrutura necessária também estavam à disposição dos atletas. Em seguida, os integrantes do curso de Educação Física ofereceram aos participantes um aquecimento especial antes da corrida – nesta etapa, os exercícios de mobilidade articular são os mais indicados, pois trabalham o movimento e preparam corretamente os músculos e articulações para a corrida.

Ao longo do trajeto, sinalizado pela Secretaria de Trânsito para maior segurança dos corredores, os participantes receberam o incentivo dos familiares e do público para concluir a corrida e a caminhada. O apoio também contou com uma ambulância ofertada pelo Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) de Lorena.

Rosa  Benedita da Silva, atleta com 67 anos, é uma corredora oficial de Lorena, e no domingo completou a sua 362ª corrida. “Eu treino todos os dias, e quero que todos sintam a sensação de superação e alegria que sinto ao participar desses eventos”, afirmou a aposentada.

O evento foi realizado pelo UNISAL, e entre os apoiadores estão as Secretarias de Trânsito e Esporte da Prefeitura Municipal de Lorena, 5° Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) de Lorena, Polícia Militar, Auto Posto Vip Lorena, Água Canção Nova, Suco do Bem, Atlética UNISAL,  Style Digital – Comunicação Visual e Impressão Digital, os alunos do curso de Educação Física e demais voluntários do UNISAL. “Este momento de lazer proporcionado a todos só foi possível graças ao apoio de nossos parceiros”, avaliou André Pirtouscheg, Gestor de Comunicação e Marketing do UNISAL.

Desde 2016 o UNISAL – Unidade Lorena/São Joaquim tem em seu leque de cursos a Educação Física, e tem influenciado cada vez mais as atividades físicas como parte da rotina de alunos, professores e funcionários. Pedimos à Kleidiane Barbosa – aluna de Educação Física e contemplada pela Bolsa Atleta – mais dicas para quem, a partir da Corrida de Rua do UNISAL, encorajou-se a participar de outros eventos como este:

“Aos que querem participar das corridas, é sempre bom caprichar na hidratação, fazer um bom alongamento e descansar um dia antes da corrida, para garantir um desempenho. Esse mundo do esporte proporciona muitos benefícios, dentre os quais a qualidade de vida”, avalia Kleidiane.

Segundo o Coordenador do curso de Educação Física e um dos organizadores da corrida, o Prof. Eduardo Nagata, a modalidade esportiva, apesar de democrática pela fácil adesão e pelo baixo investimento, exige que a pessoa esteja atenta a alguns cuidados, como a intensidade e o volume de treino. “É de extrema importância o acompanhamento de um profissional capacitado, por se tratar de um esporte de alto impacto, com reflexos articulares no joelho, coluna e região lombar, se não for praticado de forma consciente”, afirma.

Além das equipes externas, participaram também da competição diversos alunos, ex-alunos, professores e funcionários do UNISAL. Os primeiros corredores começaram a completar a prova após 13 minutos de corrida, e os últimos com pouco mais de 40 minutos de trajeto. A organização do evento premiou os três primeiros lugares na classificação geral da corrida, nos seguintes grupos:

Comunidade Interna do UNISAL / Feminino – Alunos, Ex-Alunos, Professores e Funcionários

1º lugar: Danielle Rodrigues de Oliveira, com o tempo de 25’47”

2º lugar: Eduarda Albuquerque de Moura, com o tempo de 27’37”

3º lugar: Rafaela Bastos Cortez, com o tempo de  27’38”

Comunidade Interna do UNISAL / Masculino – Alunos, Ex-Alunos, Professores e Funcionários

1º lugar: Fabrício Henrique dos Passos, com o tempo de 17’51”

2º lugar: Gabriel Salomão Píccolo, com o tempo de 18’23”

3º lugar: Luís Gustavo dos Santos, com o tempo de 20’12”

Público geral / Feminino – Corredores externos e de equipes profissionais

1º lugar: Cintya Taís de Pinho, com o tempo de 17’59”

2º lugar: Marília de Moraes Silva, com o tempo de 20’12”