UNISAL – Unidade Lorena ganha Sala Paulo Freire e nova Oficina Pedagógica

INAUGURAÇÃO SALA PAULO FREIRE E REINAUGURA OFICINA (2)

Em 11 de junho de 2018, o UNISAL abriu ao público dois novos espaços de aprendizagem: a Sala Pedagógica, que recebeu o nome da Prof.ª e Pesquisadora Dr. Sonia Maria Ferreira Koehler, e a Sala Paulo Freire. Os novos ambientes funcionam na Unidade Lorena/São Joaquim.

“Temos dois espaços importantes de prática dentro de um processo inovador de desenvolvimento do ensino”, enfatiza Professora Cidinha Amaral, Coordenadora do Curso de Pedagogia.

“Nós todos ganhamos muito com estes espaços modernizados, mais aconchegantes, coloridos, motivadores. O aluno, com certeza, ganha muito mais”, revela a Prof.ª Irani Silvério, do curso de Pedagogia.

A Sala Paulo Freire (nomeada em referência ao educador brasileiro, de atuação e reconhecimento internacionais) é um espaço interdisciplinar e de motivação ao estudante para a execução, criação, recriação e realização da pesquisa. No local também é possível a observação de um planetário, resultado do trabalho interdisciplinar das aulas de Ciências ministradas pela Prof.ª Irani.

A Oficina Pedagógica tem caráter social, pois oferece atendimento psicopedagógico para crianças e adolescentes de escolas públicas da região. Foi criada em 2001 para concretizar a aprendizagem teórica e prática dos alunos de Pedagogia, e também de outras licenciaturas do UNISAL. Após uma reforma completa, firma-se como espaço para a prática de estágio obrigatório, voluntariado e outras atividades.

“Os jogos, fantoches, livros de literatura infantil, a leitura e contação de histórias, juntamente ao acompanhamento dos professores, possibilitarão ao futuro professor formado pelo UNISAL integrar teorias e práticas, além de favorecer uma visão interdisciplinar do processo de ensino e aprendizagem”, avalia Euni Vieira, Prof.ª da graduação em Pedagogia e Coordenadora de Estágios das Licenciaturas do UNISAL.

Nos dia das inaugurações, os graduandos e docentes de Pedagogia apresentaram trabalhos da disciplina Ateliê de Arte. “Esses espaços estão do “jeitinho” que Paulo Freire idealizou, ou seja: são ambientes em que o aluno é sujeito da própria aprendizagem e, assim, autor da própria história”, finaliza Irani.

“Um sonho sonhado pela Professora Sonia e que se concretizou,      que se tornou realidade e que buscou se adequar às novas necessidades, aos novos tempos”, ressaltou Cidinha Amaral.

Em dezoito anos de existência, o laboratório Oficina Pedagógica atendeu em torno de 900 alunos, orientou  pais  desses alunos, promoveu a formação de  aproximadamente 540 pedagogos, atendeu 120 professores das redes públicas e seus gestores.

Oficina Pedagógica está localizada no andar térreo do Prédio Madre Mazzarello, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 19h.  Aos sábados funciona das 8h30 às 11h30.

Sala Paulo Freire está localizada no corredor do curso de Pedagogia. Saiba mais pelo e-mail curso.pedagogia@lo.unisal.br.