UNISAL EAD participa do 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

Publicado em: 04/11/2019
Da esquerda para a direita, Prof. Fernando Silveira, Supervisor Acadêmico EaD; Prof.ª Jacqueline Lameza, Diretora de Operações EaD; e Tomás Troppmair, Supervisor de Mídias e Tecnologias EaD

No período de 20 a 24 de outubro de 2019, ocorreu o 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), sob o tema Abordagens Híbridas no Ensino-Aprendizagem na EAD, na cidade de Poços de Caldas-MG. A gestão do UNISAL EAD marcou presença em 12 atividades, dentre elas: mesas-redondas, lançamento de livro e apresentação de artigo científico.

Da esquerda para a direita: Thuine Daros, Head de Cursos Híbridos da Unicesumar; Prof.ª Andrea Filatro, autora do livro Metodologias Inov-ativas; Prof.ª Márcia Loch, Diretora de EaD na Unigranrio; Prof.ª Paula Carolei, Coordenadora do Curso de Design Educacional EaD na Unifesp; e Prof.ª Jacqueline Lameza

Com o tema “O Ensino por Meio das Metodologias Ativas Aplicadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ”, a Prof.ª Jacqueline Lameza, Diretora de Operações do UNISAL EAD foi palestrante, entre outros profissionais, abordando debates sobre os modelos inovadores com o uso das metodologias ativas em AVA, o que se tem feito, quais modelos as Instituições de Ensino Superior (IES) estão seguindo e quais os resultados alcançados.

“A sala lotada e o número de perguntas comprovam a importância do assunto e das palestrantes. O maior desafio foi conseguir finalizar a apresentação e o debate dentro do tempo previsto, pois a interação com a plateia foi riquíssima”, compartilhou a Prof.ª Jacqueline.

Prof. Alexandre Santos, Coordenador de Curso EaD no Senac; Prof.ª Kátia Coelho, Diretora de Graduação e Pós-Graduação da Unicesumar; Rebecca Seoane, Gerente dos Cursos de Especialização EaD da FGV On-line; Prof.ª Ana Carolina Bazzo, com larga experiência na Coordenação de Cursos EaD e, atualmente, Consultora EaD; e o Prof. Fernando Silveira (UNISAL EaD)

No dia 22, a mesa-redonda Gestão de Cursos EAD, organizada pela Prof.ª Jacqueline, apresentou propostas para debater as estratégias e os desafios na gestão de cursos de Graduação e de Pós-graduação, como a definição da matriz curricular, o melhor conteúdo e escolha das metodologias mais adequadas ao novo perfil de aluno da EAD, entre outros itens. O Prof. Fernando Silveira, Supervisor Acadêmico do UNISAL EAD, coordenou a mesa, apresentou o modelo do UNISAL e conduziu os debates.

Da esquerda para a direita:
Prof.ª Ana Cristina Hostt, Gerente EaD do grupo Ânima; Profª. Lindamir Gadler, Pró-Reitora Acadêmica na Unoesc; Prof.ª  Thuinie Daros, Head de Cursos Híbridos na Unicesumar; Prof. Fabrício Lazilha, Diretor Acadêmico na PUC/PR; Prof. Rafael Hernández, Diretor Acadêmico na Aliat do México; e Prof.ª Jacqueline Lameza (UNISAL EaD)

Já no dia 23, a mesa-redonda Modelos de Sucesso de Ensino Híbrido em Cursos Superiores EAD, propôs o debate sobre modelos inovadores praticados pelas IES em seus cursos ofertados na modalidade a distância, mas que contam com encontros presenciais para as atividades práticas.

Organizado por Fernanda Furuno e publicado pela Editora Grupo A,  em  parceria  com  CIAEDe o Guia EaD Brasil

Um dos momentos mais importante do CIAED foi o lançamento do e-book A Educação a Distância no Contexto Atual: 50 temas EAD, 50 dias, uma obra coletiva onde, durante 50 dias, centenas de profissionais da área de educação debateram, por meio de fóruns on-line, 50 temas relacionados a EAD sob diferentes contextos (institucional, acadêmico, tecnológico e sociocultural). Este e-book é um compilado do conteúdo discutido e pode ser baixado gratuitamente pelo link: http://abre.ai/50temas. A Prof.ª Jacqueline (UNISAL EAD), participou como validadora dos temas e como colaboradora ativa das discussões durante os 50 dias, dos 50 temas discutidos.

Tomás Troppmair
(UNISAL EaD)

Também como fruto de mais uma produção coletiva, o artigo científico Curadoria de Conteúdo como Recurso para a Unificação dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação Híbridos em Centro Universitário Salesiano Multicampi, de autoria dos colaboradores do UNISAL EAD: Cristiane Resendes, Gustavo Ramos, Jacqueline Lameza, Rafael Moraes, Tomás Troppmair e Wallace Siqueira; e da Coordenadora Pedagógica do UNISAL, Profª. Regina Matos, foi aprovado dentre os 220 de um universo de 560 artigos submetidos. Um dos autores, Tomás Troppmair (UNISAL EAD), foi o responsável pela apresentação. Em breve, estará disponível nos Anais do 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

Entre os palestrantes e/ou coordenadores dessas mesas-redondas, estiveram representadas, além do UNISAL, as IES: Fiap, Estácio, Laureate, Unicesumar, Unifesp, Unigranrio, Fapce, Metodista, Censupeg, Unit, Univale, FGV On-line, Unisa, Mackenzie e Unimar.

Outras mesas-redondas organizadas pelo UNISAL EAD, ou que um dos gestores tenha participado como palestrante convidado, foram: Material Didático Interativo como Potencializador do Aprendizado; Mulheres na Liderança: A força Feminina na Gestão da EaD; Gestão Estratégica na EaD; Os Desafios da Tutoria nos Modelos Convencionais de EaD, Híbridos e Semipresenciais; Equipe Multidisciplinar: dos Processos de Trabalho às Práticas Exitosas, Criativas e Inovadoras no Dia a Dia da Educação a Distância: O Ensino na Aprendizagem Baseada em Projeto Desenvolvido em Ambientes Virtuais; e O Progresso de uma Trajetória de Experimentação em Busca da Excelência.

“Para nós, da gestão do UNISAL EAD, foi gratificante ver e sentir como o UNISAL é admirado por todos os profissionais dessas IES, de Norte a Sul do país, por sua representatividade e por seus valores”, concluiu Prof.ª Jacqueline.