UNISAL e MOSB: formação e cultura em 2020

Publicado em: 04/11/2020

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL e o Museu da Obra Salesiana no Brasil – MOSB desenvolveram, ao longo de 2020, ações em prol da formação e cultura da comunidade acadêmica e comunidade externa.

Foram promovidos dois cursos livres: Conservação e Restauro de Têxteis e Introdução ao Patrimônio Cultural Têxtil Eclesiásticos, além de alguns eventos, por videoconferência, com profissionais das áreas da museologia e educação, com o intuito particular de levar ao público informações e discussões sobre o cenário museológico durante o período da pandemia do Covid-19. 

Marcos Lima, coordenador do MOSB
(Foto de fevereiro/março de 2020 –
antes da pandemia)

De acordo com o coordenador do museu, Marcos Lima, “essa parceria com o UNISAL se faz importante, pois sabemos que os profissionais da área da museologia são carentes no que diz respeito à formação em determinadas áreas da cultura, sendo obrigados a buscar conhecimentos fora do país. Neste sentido, o museu fez contato com profissionais que atuam em áreas específicas da museologia e os convidou para ministrar alguns cursos. Isso possibilitou reformarmos ainda mais os valores e a missão do MOSB, referente às questões educativas, pedagógicas e formativas”.

Para 2021, estão projetados eventos, cursos livres e oficinas, atividades que provavelmente alcançarão, além dos profissionais em questão, grande parte da comunidade acadêmica e agentes externos.

Conservação e Restauro de Têxteis
(Foto de fevereiro/ março de 2020 – antes da pandemia)
Conservação e Restauro de Têxteis
(Foto de fevereiro/ março de 2020 – antes da pandemia)