UNISAL Americana recebe a exposição “O Despertar do Imaginário”

Em 31 de maio de 2022, o Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais da Unidade Americana trouxe para o Campus Maria Auxiliadora a exposição “O Despertar do Imaginário”, da jovem artista Lais Sabino.

A iniciativa teve como objetivo promover o contato dos alunos do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL com a arte, e foi idealizado como parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus, festejado em 18 de maio.

O conteúdo da exposição tem por base diversos temas que contribuem para a reflexão de questões cotidianas, como racismo e a discriminação, bem como a pandemia, aquecimento global, mandalas e cultura pop, entre outros.

As obras de arte foram dispostas em frente à Pastoral e o espaço entre as cantinas, ficando disponíveis durante o intervalo para alunos, professores e colaboradores do Campus Maria Auxiliadora. Também estiveram presentes representantes do Centro de Memória Dionisyo de Campos, do Museu Salto Grande, em Americana, e a família da artista.

Ancestralidade

Algumas das produções expostas têm referência direta a outras obras de renome, como a ilustração Black Lives Matter e a escultura em bronze de Flávio Cerqueira, Amnésia. A obra é uma escultura que exemplifica o “branqueamento” das memórias brasileiras ao mostrar um menino negro jogando em sua própria cabeça uma lata de tinta branca. Com aproximadamente três metros de altura e pesando uma tonelada, destaca-se também o maior trabalho produzido pelo artista. A peça compõe o acervo do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

Na releitura de Amnésia, Laís Sabino traz a pele de um menino negro, sendo marcada pelos nomes de personalidades negras, daqueles que vieram antes dele, como Martin Luther King, Tereza de Benguela, Luis Gama, Zumbi, Angela Davis, Sueli Carneiro, Mãe Menininha do Gantois, Malcom X, Dandara, Carolina de Jesus, Ruth de Souza, George Floyd, Lázaro Ramos, Mandela, Dandara, Muhamed Ali, Lélia Gonzalez, Nina Simone, Glória Maria, Agatha, João Pedro, Mariell, entre tantas outras.

Texto com a colaboração da Prof.ª Mayara Pacheco Coelho (UNISAL Americana)

Fotos: Diretório de Comunicação – Publicidade e Propaganda – UNISAL Americana.

compartilhe:

outras notícias

Curso de empreendedorismo para a comunidade haitiana

Com o objetivo de apoiar e incentivar a comunidade haitiana, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, realizou nos dias 11 e 18 de junho um curso de empreendedorismo para os imigrantes vindos do Haiti.