Lorena / São Joaquim
Direção: Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Ferreira Nascimento
Horário de Atendimento
Telefone

(12) 3159-2033

Dúvidas? Acesse!

Estrutura
Sobre

A Faculdade Salesiana de Lorena, que em 1997 tornou-se uma das unidades do UNISAL, foi a primeira criada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, e começou a funcionar nas dependências do Colégio São Joaquim, na Rua Dom Bosco, 284.

Ainda em 1952, os salesianos adquiriram o Palacete Machado Coelho de Castro, edifício situado na mesma Rua Dom Bosco, número 160, ao lado do Colégio.

Após algumas reformas e adaptações, o Palacete passou a funcionar como sede da faculdade.

Estrutura física

O Campus de Lorena chama-se São Joaquim e recebe mais de 4.500 mil alunos nos Cursos de Graduação, de Extensão, de Pós-Graduação Lato Sensu e no Mestrado em Direito.

A forte presença do UNISAL na comunidade é um dos diferenciais da Instituição.

Por meio do SPA – Serviço de Psicologia Aplicada, do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica e da Oficina Pedagógica, atende centenas de pessoas.

Diretoria

Diretoria Operacional: Prof.ª Dr.ª Grasiele Augusta Ferreira Nascimento
Diretoria Financeiro: Silvia Oliveira
Coordenador da Missão Institucional: P. Sérgio Augusto Baldin Júnior, sdb

NPJ - Núcleo de Prática Jurídica

Advogados do UNISAL e estagiários do Curso de Direito atendem moradores de Lorena e cidades vizinhas que necessitam de orientação ou serviço jurídico, mas não têm condições de contratar um advogado.

O NPJ está localizado no 2º andar do Prédio Madre Mazzarello e funciona na segunda-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h; de terça a quinta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 22h; na sexta-feira, das 9h às 12h e 13h às 18h e no sábado, das 8h às 12h.

SPA – Serviço de Psicologia Aplicada

Estagiários do Curso de Psicologia (4º e 5º ano) realizam atendimento psicológico para crianças, jovens e adultos, especialmente à população carente de Lorena e região. Os professores supervisionam os estagiários nos atendimentos realizados.

O SPA está localizado no 2º andar do prédio Madre Mazzarello e funciona das 08h às 12h e das 13h às 21h.

CdE – Centro de Empreendedorismo

Desde 2013, o CdE, como é carinhosamente conhecido, promove ações de fomento e orientação à cultura empreendedora e de inovação na Unidade de Lorena e na comunidade que está envolvido.

Quer empreender, se desenvolver, abrir um negócio ou impactar o mundo? Conheça as ações do CdE em: www.unisal.br/cde

O CdE está localizado no hall do Prédio Padre Mario Bonatti.

Oficina Pedagógica

Estagiários do curso de Pedagogia, orientados por professores, atendem crianças com dificuldade de aprendizagem. O atendimento inclui reuniões com os pais para acompanhar o desenvolvimento da criança.

A Oficina está localizada no 1º andar do Prédio Madre Mazzarello e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 19h.  No sábado funciona das 8h30 às 11h30.

Contato: oficinapedag@lo.unisal.br

Observatório de Violências nas Escolas

Desde 1997, a UNESCO-Brasil mantém uma linha de pesquisa que focaliza os seguintes temas: juventude, violência, cidadania e vulnerabilidade social. A criação do Observatório de Violências nas Escolas-Brasil – parceria estabelecida entre a UNESCO e a Universidade Católica de Brasília e o UNISAL – têm as funções de incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão, bem como propor recomendações às políticas públicas e desenvolver estratégias de prevenção e combate à violência escolar, propor saídas viáveis para o seu enfrentamento.

O Observatório está localizado no 1º andar do Bloco F (próximo a Coordenação de Psicologia) e funciona das 13h30 às 18h.

Contato: obsviolencia@lo.unisal.br

Leia mais www.lo.unisal.br/nova/observatorio

Inovação Acadêmica

O UNISAL Unidade de Lorena iniciou, em 2011, um programa de pesquisas e capacitação de professores para a utilização de novas metodologias ativas de aprendizagem.

Peer Instruction (aprendizado pelos pares), PBL – Project Based Learning (aprendizagem por meio de projetos ou problemas); TBL – Team Based Learning (aprendizagem por times) são algumas das metodologias utilizadas por professores da unidade, e outras estão sendo introduzidas, com grande participação dos alunos.

Leia mais http://unisal.br/inovacaoacademica

Biblioteca
Possui um acervo de 71 mil livros e 117.500 periódicos, disponível aos estudantes, professores e ex-alunos do UNISAL e do Colégio São Joaquim. Contato: biblioteca@lo.unisal.br

Central de Atendimento ao Estudante
Resolve questões envolvendo Secretaria e Tesouraria, como requerimentos diversos, pagamento de matrículas, negociação financeira, entre outros. Contato: centralatendimento.lorena@unisal.br

Serviço Social
Atende aos alunos que solicitaram bolsa de estudo ou algum tipo de desconto nas mensalidades. Contato: Serviço Social- Shuellen Batista <shuellen.batista@unisal.br>.

Laboratórios de Informática
Os laboratórios possuem 50 equipamentos que estão à disposição dos alunos para consultas à internet e produção de trabalhos. Os usuários devem apresentar o Cartão de Estudante para utilizar o serviço.

Ouvidoria
Os estudantes podem procurar a Ouvidoria do UNISAL para apresentar reclamações, sugestões ou esclarecer dúvidas sobre a instituição por meio da página unisal.br/ouvidoria.