‘Uniação: projeto de alunos do UNISAL realiza obras em instituições sociais

Publicado em: 11/09/2019
Lar São Vicente

Alunos de Engenharia Civil lideram projeto solidário que beneficia instituições sociais da cidade

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL, desenvolve com seus alunos as potencialidades acadêmicas e solidárias por meio dos cursos superiores. A exemplo disso, na Unidade Lorena, Campus São Joaquim, alunos de Engenharia Civil, em parceria com outros cursos, realizam o projeto Uniação, uma iniciativa que tem como principal objetivo a restauração de espaços físicos de instituições sociais da cidade. Este ano, a beneficiada foi o Lar São Vicente de Paulo de Lorena, casa de apoio a idosos.

Este é o quarto ano consecutivo que uma obra social ganha uma mãozinha de alunos e professores do UNISAL. Em 7 de setembro, os moradores do Lar São Vicente de Paulo foram convidados a participar de uma cerimônia de inauguração, que apresentou as melhorias no prédio e ofereceu um café especial, entregando as doações de faldas geriátricas, arrecadadas pela campanha feita em parceria com a Pastoral da Universidade (PdU) do UNISAl.

A reforma foi finalizada com um sorriso no rosto de cada um dos voluntários, além de uma sala equipada com carteiras, lousa e recursos didáticos. “Fazer o bem faz bem. E entendemos que juntos somos mais”, revela a Diretora Marketing e Eventos do Uniação, aluna de Engenharia, Mariane Felizardo.

A coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Mariana Benessiuti, juntamente com a professora do Curso, Patricia Pereira, participaram como responsáveis neste ano. “Essa galera voluntária do Uniação é super comprometida”, afirma a Professora Patricia. Em um diário de obra, os integrantes do Uniação, relataram o que foram as quatro semanas de projeto, sendo mais intensas e mão na massa, aos fins de semana e até feriados. Os alunos e demais voluntários lixaram e pintaram paredes, colocaram piso, ajustaram acabamentos e realizaram obras no jardim.

Um antigo morador do Lar, sr. Rafael Santos, revelou que a visita desses futuros profissionais transformou a rotina do local. “Está bem melhor, estou mais feliz e sei que isso se deve a esses corações do bem”, afirma o aposentado.

Além das doações e vaquinha on-line, o mutirão do bem contou com a colaboração de diversos empresários da região, dentre eles as Lojas Coimbra. Para também arrecadar verba para o projeto, o Uniação fez rifas e uma campanha para vender pizzas. E, graças a esse esforço, o material de construção e jardinagem foi direcionado para mais uma ação do bem.

Natalia Meirelles e Alessandra Fonseca são alunas do Curso de Engenharia Civil. Ambas afirmam que a satisfação e o crescimento pessoal e profissional em participar desse projeto são sentimentos imensuráveis.

“Pela primeira vez eu participo e também estou estreando em uma obra, que agora tem um jardim pela primeira vez na história do Uniação. Essa parte paisagística traz alegria para aqueles que são beneficiados. É muito satisfatório estar aqui”, revela Natalia.

“Os contratempos são inúmeros, mas o trabalho em equipe  e a alegria no rosto de quem recebe o projeto, são pagamentos que ganhamos por um serviço que é voluntário, finaliza Alessandra.

Conheça mais sobre a trajetória do projeto. Clique aqui.

Confira, neste vídeo, o resultado deste trabalho.

COMO AJUDAR?

O grupo precisa da ajuda de patrocinadores, sejam eles, empresários, comunidade, ou alunos. Empresários deste ramo de comércio podem entrar em contato com o grupo para fazer as doações e se envolverem numa causa nobre.  Alunos do UNISAL, ou voluntário da comunidade externa, também podem ajudar. Para saber mais sobre como colaborar, entre em contato: Facebook , Instagram em @projuniacaounisal, whatsApp (12) 98133-8812 ou por e-mail, uniacao.eng@gmail.com.