UNISAL e MOSB realizam Seminário de Bens Culturais da Igreja

Publicado em: 09/09/2019

Evento contou com a presença de juristas e especialistas da área

Por. Marcos Lima

Em 24 de agosto, o Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), juntamente com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, com apoio do Mosteiro de São Bento de São Paulo, realizou o Seminário de Bens Culturais da Igreja.

O evento contou com a participação de importantes nomes no cenário da preservação de Bens Culturais, bem como juristas e especialistas da área.

Durante o evento, palestrantes e conferencistas de entidades católicas debateram com o público temas referentes à atuação da Igreja no Brasil e suas relações com a sociedade brasileira, incluindo: Tratado Brasil – Santa Sé, Direito Canônico, Aspectos Contábeis e Questões Estatutárias das Organizações Religiosas, Imunidade Tributária Relações entre Igreja e Estado, Patrimônios Históricos e Religiosos, entre outros outros assuntos.

 O Seminário trouxe uma grande oportunidade para pessoas e instituições que buscam agregar ou consolidar conhecimento sobre as diversas relações da Igreja com a sociedade brasileira, bem como os seus aspectos jurídicos, administrativos, legais, contábeis e culturais, preocupando-se não apenas com o público diretamente ligado à Igreja, mas, também, estudantes e profissionais de diversas áreas, como, por exemplo, advogados, urbanistas, contabilistas, historiadores e administradores.

O evento contou com a participação dos Juristas Dr. Luiz Gonzaga Bertelli – Diretor  Presidente da União dos Juristas Católicos de São Paulo e Presidente da Academia Paulista de História; Profº Dr. Carlos Augusto Mattei Faggin – Presidente do Condephaat; Ricardo Roberto Monello, Membro Fundador da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP, coordenador  de assuntos relacionados ao direito das igrejas e organizações religiosas,  Dom Hugo Cavalcante – OSB, Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Uberaba – MG, Dom João Baptista Barbosa Neto OSB – Monge e produtor cultural do Mosteiro de São Bento de São Paulo; entre outros nomes importantes.

Confira mais fotos do evento clicando aqui.

*Marcos Lima é coordenador do MOSB – Museu da Obra Salesiana no Brasil.