Semana da Filosofia discute os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Publicado em: 17/05/2018

SEMANA DA FILOSOFIA (3) site

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia do UNISAL –Unidade Lorena promoveram, de 7 a 9 de maio, a tradicional Semana de Filosofia. Em 2018, o encontro comemorou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprofundando a relação deste tema com a Filosofia, tendo os cursos de Graduação e Mestrado em Direito e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos como parceiros.

Foram três dias intensos de formação, que contaram com a participação de alunos, professores, convidados e docentes renomados – entre eles Roberto Romano (UNICAMP), responsável pela palestra de abertura “A Ética e a Moral no tratamento dos Direitos Humanos”. Graduado e Doutor em Filosofia, ele fez questão de enfatizar, em entrevista à equipe de Comunicação e Marketing do UNISAL, o caso do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, em que havia cobrança irregular para ocupações também irregulares. Segundo ele, a falta de dignidade mínima de vida deturpa a relação entre direitos e deveres. “Se o cidadão não tem direito, não vai saber quais são seus deveres. Então, podemos dizer que uma sociedade que é contra os direitos humanos não compreende o que é o seu dever”, avalia. Após a palestra, houve roda de conversa mediada por Prof. Dr. Pe. Edson Donizetti Castilho (UNISAL).

Em 8 de maio, o Prof. Dr. Marconi Pequeno – Mestre e Doutor em Filosofia, com Pós-Doutorado na mesma área de conhecimento pelo Centre de Recherche en Éthique da Université de Montréal, no Canadá – discutiu o tema “Violência e Direitos Humanos”. Este também é o título do livro lançado por ele pela Editora Opção, fruto do Pós-Doutorado que fez na França e que trata, dentre outros pontos, de uma postura que não aceite a violência para combater ela mesma, nem como pretexto para a resolução de problemas sociais. Durante sua apresentação, ele destacou o cumprimento dos deveres humanos para a efetiva compreensão de quais são os direitos. Em seguida, houve roda de conversa, mediada pela Prof. Dr.ª Daisy Rafaela da Silva (NDH-UNISAL).

Em 9 de maio, o Prof. Dr. Marconi Pequeno desvelou outra temática pertinente à Semana de Filosofia: “O problema filosófico dos Direitos Humanos”, também seguido por roda de conversa, com o mediador Prof. Me. Paulo Tavares (NDH – UNISAL).

Segundo Padre Ilmário Pinheiro, Coordenador dos Cursos de Filosofia UNISAL, o evento tem um balanço extremamente positivo, por tratar de um tema tão complexo em sua pluralidade: “Temos fruto deste encontro, pois há alunos pensando em trabalhar o tema em seus trabalhos de conclusão de curso”, avalia. Além disso, a participação do curso de Direito foi um diferencial neste ano, já que existe interesse mútuo pelos conteúdos da programação, o que irá beneficiar todos os docentes envolvidos.