Racismo em instituições escolares é pauta do I Colóquio Étnico-Racial do UNISAL

Publicado em: 14/06/2018

DSC_0110Em 21 de maio, primeiro dia da IV Semana da Diversidade, II Semana Integrada de Cursos e I Colóquio sobre Educação Ambiental, Étnico-Racial e em Direitos Humanos, o Curso de Psicologia do UNISAL – Unidade Campinas/Liceu organizou mesa redonda intitulada Racismo nas instituições escolares: a importância de uma perspectiva crítica na atuação em interface entre a Psicologia e a Educação, com a intenção de fomentar a reflexão em torno da discriminação racial.

Compuseram a mesa a Profª. Me. Lucineia Chrispim Pinho Micaela, coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do UNISAL; a psicóloga e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia Célia Zenaide da Silva; as Alunas do Curso de Psicologia do UNISAL Campinas Janaína Cíntia Alexandre da Silva e Gislaine Cristina Bernal Gianini; além de Lázaro de Souza, estudante de Psicologia da UNIP – Universidade Paulista e representante nacional dos estudantes na Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP.

Dentre outras contribuições, o encontro possibilitou compreender que profissionais e estudantes de Psicologia são responsáveis pela apropriação de conhecimento promovido pela academia quando coloca em movimento a ideologia racista e, inclusive, quando não se dispõem a discutir o tema no processo de formação.

O evento foi aberto por duas atrações culturais: capoeira (de música e jogo) com os alunos do Instituto De Pernas Pro Ar, que fizeram participar e emocionar todo o público presente, e apresentação de música e canto preparada pelos Alunos Luiz Felipe Pedro Passos, do Curso de Direito; Rachel Silva Puron, do Curso de Pedagogia; e Gabrielly da Silva Seixas, Gabriel Rocha e Vitor Hugo Alves da Silva, do Curso de Psicologia.

Abaixo, veja as fotos!