Propriedade Intelectual é tema de palestra no Dia do Administrador

Publicado em: 17/09/2019

Em 9 de setembro, Dia do Administrador, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL, Unidade São Paulo, Campus Santa Teresinha, realizou uma palestra intitulada “Breve introdução à Propriedade Intelectual”, com Carlos Vicente da S. Nogueira, advogado e agente da Propriedade Industrial, do escritório Carlos Nogueira Advogados, sediado em São Paulo, capital.

O evento, que contou com a participação de alunos, ex-alunos e professores do UNISAL, versou sobre a Propriedade Intelectual, e sobre a forma como ela é subdividida em ramos, regidos por leis específicas, a saber: Direito Autoral, tendo como exemplos obras literárias artísticas e científicas; proteção Sui Generis, para cultivares e conhecimento tradicional; Propriedade Industrial, para patentes de invenção, registros das marcas, e indicações geográficas.

Carlos Vicente pontuou que o foro para a gestão de concessão e garantia de direitos de Propriedade Industrial no Brasil é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia.

Foram apresentados, de forma mais detalhada, aspectos de proteção dos direitos de marca, patentes de invenção e de modelo de utilidades, com exemplos e situações já vivenciadas.

Alunos e professores puderam tirar suas dúvidas no transcorrer da palestra e ao final dela. A professora Luciana Reis Julio destacou a importância dos procedimentos de registro de marca e de concessão de patentes. Para os ex-alunos Guilherme Galdino, Larissa Gonçalves e Natalia Cardoso a palestra gerou inquietações profissionais positivas, com novas possibilidades de atuação na área.