Premiações culturais do IEV destacam projetos do UNISAL

PREMIAÇÃO IEVEm 02 de dezembro de 2017 foram realizadas as Premiações Culturais do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), revelando os projetos desenvolvidos com bastante êxito no decorrer do ano.

O IEV, sediado no UNISAL Lorena, premia anualmente as pessoas que se destacaram no âmbito regional em projetos relacionados à cultura, à história e ao meio ambiente; bem como na mídia e nos trabalhos que ressaltam o Instituto e o vale do Paraíba.

Os indicados foram julgados por uma comissão pré-estabelecida do Instituto, e os vencedores foram divulgados  em evento apresentado por Diego Amaro, Docente do UNISAL e membro do IEV. O presidente do IEV, Prof. Humberto Felipe da Silva, ressaltou a importância do trabalho de cidadãos comuns e das organizações para a preservação da memória e do patrimônio da Região.

A abertura do evento trouxe a arte e o brilho do Grupo de Moçambique do Mestre Geraldo Ubirajara da Silva, de Lorena-SP. A apresentação encantou o público pelo envolvimento de jovens e velhos componentes do grupo. “A apresentação mostra o quão importante é valorizar essa cultura, que veio de outros países e agora se mostra tão fortemente nas mãos de artistas simples do Vale”, contou Paula Barros, professora aposentada presente no evento, que reuniu ao todo 70 participantes.

O Curso de Mestrado em Direito do UNISAL foi um dos premiados, representado pela Prof.ª e Coordenadora do Curso Maria Aparecida Alkimin, pela publicação da Cartilha de Direitos Humanos.

O Plano Institucional de Sustentabilidade do UNISAL também foi reconhecido, já que se tornou referência para outras instituições de ensino superior. Ana Corrêa, Gestora da Biblioteca, recebeu a premiação em nome do UNISAL  – o PIS é composto por setores institucionais como o Cesaper(Centro Salesiano de Pesquisas Regionais Professor José Luiz Pasin), Comunicação e Marketing, Limpeza, Cópias e Biblioteca, entre outros.

Pela primeira vez, o IEV reconheceu também o UNISAL enquanto instituição, com o prêmio “José Armando Zollner Machado” (ex-membro do IEV, falecido em 2017), por sediar há muitos anos a Biblioteca de História da Educação Salesiana no Brasil, a Biblioteca e Arquivo do IEV, sendo espaço frutífero ppara a disseminação da cultura nacional.

Confira abaixo os prêmios e premiados – dentre eles Professores, Colaboradores e Ex-Alunos do UNISAL:

  • Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis

Geraldo Ubirajara da Silva – pelos 36 anos de dedicação e trabalho em prol da cultural regional, nas atividades desenvolvidas frente ao Grupo de Moçambique de São Benedito de Lorena. Na preservação da nossa cultura e memória.

  • Prêmio Fotografia e Memória do Vale

Andreia Auxiliadora Marcondes de Paula– pelo trabalho fotográfico realizado no Vale do Paraíba, divulgando e apresentando as belezas históricas e naturais da nossa região.

  • Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano (Categoria Instituição)

CEAVAP – UNIVAP – pelo trabalho de pesquisa e preservação de documentos históricos.

  • Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano (Categoria Pessoa)

Claudia Isabel Ribeiro – por sua atuação em prol da defesa e promoção da cultura, história e patrimônio Valeparaibano, e pela realização de atividades culturais na cidade de Cruzeiro-SP. Claudia é Ex-Aluna do Curso de História do UNISAL Lorena.

  • Prêmio IEV de Mídia Cultural

Roberto Bastos de Oliveira Junior – pelo trabalho realizado na publicação da Cartilha de Direitos Humanos, reconhecendo a relevância do projeto para os jovens de nossa região.

  • Distinção Ambiental Prof. José Luiz Pasin (Categoria Pessoa)

Lílian de Paula Santos (Colaboradora do UNISAL) – por sua atuação e dedicação à promoção e defesa do patrimônio ambiental Valeparaibano e nacional, por meio da divulgação, organização e produção de programas e projetos de caráter ambiental e sustentável.

  • Distinção Ambiental Prof. José Luiz Pasin (Categoria Instituição)

Plano Institucional de Sustentabilidade do UNISAL de Lorena – pelo projeto que demonstra o trabalho e preocupação do Centro Universitário com o Meio Ambiente, tornando-se um projeto de referência para outras Instituições de Ensino Superior.

  • Prêmio IEV de Mídia Cultural

Maria Aparecida Alkimin (Docente do UNISAL) – pelo trabalho realizado na publicação da Cartilha de Direitos Humanos. Reconhecemos a relevância do projeto para os jovens de nossa região.

  • Troféu Eugênia Sereno – Categoria Biografia Histórica

Francisco Sodero Toledo (Docente do UNISAL) – pela publicação da obra “Doutor Euclydes – A transformação de um obscuro engenheiro no consagrado escritor Euclydes da Cunha”.

  • Troféu Eugênia Sereno – Categoria Documentário Histórico

Fabrício De Senne Beckmann e Laurentino Gonçalves Dias Junior (Docentes do UNISAL) – pela publicação da obra “Diocese de Lorena: 80 Anos – A fé se faz com devoção e habita no meio do povo”.

  •  Troféu Eugênia Sereno – Categoria Memória

Jair Melo (Docente do UNISAL) – pela publicação da obra “Piquete – Pedaço de Céu Velho”.

Saiba mais sobre o IEV

O I.E.V. foi fundado em 30 de junho de 1973, no Departamento de História da Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena – hoje com o nome UNISAL. Nasceu por uma iniciativa conjunta de professores, alunos e pesquisadores, que tinham por objetivo incentivar a divulgação da história, geografia, literatura, artes, movimentos ambientalistas, museus, arquivos, bibliotecas e do patrimônio cultural e ambiental do Vale do Paraíba Paulista, Mineiro e Fluminense. Conta com uma  biblioteca especializada, aberta para visitação, e vasto arquivo histórico, atendendo pesquisadores, alunos e professores. O IEV também promove simpósios, seminários, encontros, palestras, círculos de estudos e debates, visitas técnicas aos municípios e núcleos históricos da região valeparaibana. Acompanhe as atividades do IEV ao longo do ano em https://www.facebook.com/iev.instestudosvaleparaibanos/ ou entre em contato por meio do Cesaper: http://www.lo.unisal.br/nova/cesaper/cesaper.html