Premiações culturais do IEV destacam projetos do UNISAL

Publicado em: 05/12/2017

PREMIAÇÃO IEVEm 02 de dezembro de 2017 foram realizadas as Premiações Culturais do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), revelando os projetos desenvolvidos com bastante êxito no decorrer do ano.

O IEV, sediado no UNISAL Lorena, premia anualmente as pessoas que se destacaram no âmbito regional em projetos relacionados à cultura, à história e ao meio ambiente; bem como na mídia e nos trabalhos que ressaltam o Instituto e o vale do Paraíba.

Os indicados foram julgados por uma comissão pré-estabelecida do Instituto, e os vencedores foram divulgados  em evento apresentado por Diego Amaro, Docente do UNISAL e membro do IEV. O presidente do IEV, Prof. Humberto Felipe da Silva, ressaltou a importância do trabalho de cidadãos comuns e das organizações para a preservação da memória e do patrimônio da Região.

A abertura do evento trouxe a arte e o brilho do Grupo de Moçambique do Mestre Geraldo Ubirajara da Silva, de Lorena-SP. A apresentação encantou o público pelo envolvimento de jovens e velhos componentes do grupo. “A apresentação mostra o quão importante é valorizar essa cultura, que veio de outros países e agora se mostra tão fortemente nas mãos de artistas simples do Vale”, contou Paula Barros, professora aposentada presente no evento, que reuniu ao todo 70 participantes.

O Curso de Mestrado em Direito do UNISAL foi um dos premiados, representado pela Prof.ª e Coordenadora do Curso Maria Aparecida Alkimin, pela publicação da Cartilha de Direitos Humanos.

O Plano Institucional de Sustentabilidade do UNISAL também foi reconhecido, já que se tornou referência para outras instituições de ensino superior. Ana Corrêa, Gestora da Biblioteca, recebeu a premiação em nome do UNISAL  – o PIS é composto por setores institucionais como o Cesaper(Centro Salesiano de Pesquisas Regionais Professor José Luiz Pasin), Comunicação e Marketing, Limpeza, Cópias e Biblioteca, entre outros.

Pela primeira vez, o IEV reconheceu também o UNISAL enquanto instituição, com o prêmio “José Armando Zollner Machado” (ex-membro do IEV, falecido em 2017), por sediar há muitos anos a Biblioteca de História da Educação Salesiana no Brasil, a Biblioteca e Arquivo do IEV, sendo espaço frutífero ppara a disseminação da cultura nacional.

Confira abaixo os prêmios e premiados – dentre eles Professores, Colaboradores e Ex-Alunos do UNISAL:

  • Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis

Geraldo Ubirajara da Silva – pelos 36 anos de dedicação e trabalho em prol da cultural regional, nas atividades desenvolvidas frente ao Grupo de Moçambique de São Benedito de Lorena. Na preservação da nossa cultura e memória.

  • Prêmio Fotografia e Memória do Vale

Andreia Auxiliadora Marcondes de Paula– pelo trabalho fotográfico realizado no Vale do Paraíba, divulgando e apresentando as belezas históricas e naturais da nossa região.

  • Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano (Categoria Instituição)

CEAVAP – UNIVAP – pelo trabalho de pesquisa e preservação de documentos históricos.

  • Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano (Categoria Pessoa)

Claudia Isabel Ribeiro – por sua atuação em prol da defesa e promoção da cultura, história e patrimônio Valeparaibano, e pela realização de atividades culturais na cidade de Cruzeiro-SP. Claudia é Ex-Aluna do Curso de História do UNISAL Lorena.

  • Prêmio IEV de Mídia Cultural

Roberto Bastos de Oliveira Junior – pelo trabalho realizado na publicação da Cartilha de Direitos Humanos, reconhecendo a relevância do projeto para os jovens de nossa região.

  • Distinção Ambiental Prof. José Luiz Pasin (Categoria Pessoa)

Lílian de Paula Santos (Colaboradora do UNISAL) – por sua atuação e dedicação à promoção e defesa do patrimônio ambiental Valeparaibano e nacional, por meio da divulgação, organização e produção de programas e projetos de caráter ambiental e sustentável.

  • Distinção Ambiental Prof. José Luiz Pasin (Categoria Instituição)

Plano Institucional de Sustentabilidade do UNISAL de Lorena – pelo projeto que demonstra o trabalho e preocupação do Centro Universitário com o Meio Ambiente, tornando-se um projeto de referência para outras Instituições de Ensino Superior.

  • Prêmio IEV de Mídia Cultural

Maria Aparecida Alkimin (Docente do UNISAL) – pelo trabalho realizado na publicação da Cartilha de Direitos Humanos. Reconhecemos a relevância do projeto para os jovens de nossa região.

  • Troféu Eugênia Sereno – Categoria Biografia Histórica

Francisco Sodero Toledo (Docente do UNISAL) – pela publicação da obra “Doutor Euclydes – A transformação de um obscuro engenheiro no consagrado escritor Euclydes da Cunha”.

  • Troféu Eugênia Sereno – Categoria Documentário Histórico

Fabrício De Senne Beckmann e Laurentino Gonçalves Dias Junior (Docentes do UNISAL) – pela publicação da obra “Diocese de Lorena: 80 Anos – A fé se faz com devoção e habita no meio do povo”.

  •  Troféu Eugênia Sereno – Categoria Memória

Jair Melo (Docente do UNISAL) – pela publicação da obra “Piquete – Pedaço de Céu Velho”.

Saiba mais sobre o IEV

O I.E.V. foi fundado em 30 de junho de 1973, no Departamento de História da Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena – hoje com o nome UNISAL. Nasceu por uma iniciativa conjunta de professores, alunos e pesquisadores, que tinham por objetivo incentivar a divulgação da história, geografia, literatura, artes, movimentos ambientalistas, museus, arquivos, bibliotecas e do patrimônio cultural e ambiental do Vale do Paraíba Paulista, Mineiro e Fluminense. Conta com uma  biblioteca especializada, aberta para visitação, e vasto arquivo histórico, atendendo pesquisadores, alunos e professores. O IEV também promove simpósios, seminários, encontros, palestras, círculos de estudos e debates, visitas técnicas aos municípios e núcleos históricos da região valeparaibana. Acompanhe as atividades do IEV ao longo do ano em https://www.facebook.com/iev.instestudosvaleparaibanos/ ou entre em contato por meio do Cesaper: http://www.lo.unisal.br/nova/cesaper/cesaper.html