PIBID / CAPES

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência ) é uma iniciativa do governo federal para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

Ele é gerenciado pela CAPES/MEC – Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos institucionais promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

(Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid)

Quando se iniciou o PIBID no UNISAL

O UNISAL participa do PIBID desde o ano de 2014 envolvendo alunos dos cursos de Pedagogia, História e Filosofia. Os alunos/bolsistas são selecionados por Edital da própria instituição para desenvolverem atividades de iniciação à docência em escolas da rede pública de educação básica.

O primeiro projeto institucional para o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência) foi elaborado pelo UNISAL em 2013 que, regido pela Portaria Capes nº 96, de 18 de julho de 2013 e pelo Edital nº 061/2013, iniciou em março de 2014 e se encerrou em janeiro de 2018. A duração foi de 04 anos.

O segundo projeto institucional elaborado pelo UNISAL foi em 2018, este, regido pela Portaria da CAPES GAB n. 12 de 12/03/2018 e pelo Edital CAPES 07/2018 teve início em agosto de 2018 e com término em janeiro de 2020, duração de 18 meses.

Estamos na fase de implementação do terceiro projeto institucional, este foi elaborado tem em vista a Portaria GAB nº 259, de 17 de dezembro de 2019 e, Edital nº 2/2020 e Processo nº 23038.018672/2019-68. Este último projeto selecionará 48 bolsistas para início em outubro de 2020.

A Portaria e Edital poderão ser acessados por meio do endereço: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes

Quem pode participar do PIBID do UNISAL

Podem participar o PIBID/UNISAL alunos dos cursos de Licenciatura em: Pedagogia, Filosofia e História matriculados entre o 1º e o 4º semestre e que atendam aos requisitos do item 7.3 do Edital de Seleção (em anexo).

As inscrições para o PIBID 2020 ocorrerão no mês de agosto desde ano.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios