PdU do UNISAL realiza Semana Missionária em Jacareí

Publicado em: 24/07/2019

De 06 a 14 de julho de 2019, a Pastoral da Universidade (PdU) do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, participou da Semana Missionária Salesiana, realizada na cidade de Jacareí, São Paulo. A ação tem como objetivo promover o anúncio da Boa Nova e a vivência do carisma salesiano, com atividades concretas junto à comunidade, com a participação de jovens universitários que participam nas diversas atividades realizadas pela PdU ao longo do ano e, assim, recebem formações direcionadas para a vivência da missão.

A Semana Missionária na cidade de Jacareí, contou com a presença de três grupos de missionários, representando a obra – CEDESP, o Colégio São Joaquim, e o centro universitário. O grupo da Pastoral da Universidade do UNISAL Lorena foi composto por 21 pessoas, entre elas, as assessoras Jéssica Carvalho e Marcela Andrade, o salesiano em formação Victor Sermarini, o Pró-reitor de pastoral Antonio Wardison e o padre Sérgio Augusto Baldin Junior, responsável pelo grupo.

Para o graduando em Engenharia, Leonardo, ser missionário “é simplesmente ser comunidade em todos os lugares, e em todos os momentos oportunos, usando dons, talentos para ajudar o próximo, transmitindo o amor fraterno de Deus. É por meio da oração que ganhamos forças para agir aqui e agora”.

A missionária Gabriela relata que teve “a grande oportunidade de ser jovem segundo o coração de Deus”, e que viu “pessoas se apaixonarem por Jesus e partilharem suas experiências”, momentos esses em que seu coração “fazia festa”, afirmou.

“Principalmente durante as visitas nas casas, percebi que não é necessário ser um super-herói e que muitas das vezes as pessoas precisam mesmo é de um olhar amoroso, um pouco do nosso “tempinho” para ouvi-las, e acima de tudo ter SENSIBILIDADE com o irmão” Para o jovem, “Ser Missionário é SER ALEGRE e FAZER A DIFERENÇA”, afirmou Gilson dos Santos, estudante do curso de administração.

Durante a Semana Missionária Salesiana a rotina dos missionários contou com momentos de espiritualidade, visita e bênçãos nas casas, formações e realização de oficinas para a comunidade local. Divididos em grupos que a cada dia se revezam nas funções, os jovens fazem de tudo, direcionados pelos assessores de pastoral, pelo salesiano e padre responsáveis pela missão.

Nas palavras do jovem Marcos, 13 anos, que recebeu os missionários em sua cidade, a semana foi de muito aprendizado. Relata ainda que “a cruz de missionário de manhã, tarde ou a noite, o fará lembrar do dia que um grupo de missionários mudou a sua vida”.