Pastoral da Universidade realiza capacitação para docentes na Unidade Campinas

Publicado em: 12/08/2019
Pastoral da Universidade (PdU) realizou formação na Unidade Liceu Salesiano.

Em 01/08/19 o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, realizou na Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano, uma formação sobre a atuação da Pastoral da Universidade (PdU), de modo especial sobre o Projeto de Vida, ministrada por toda a equipe de Pastoral da Unidade, sendo: Padre Antonio, Padre Bruno, Fernando e Gabriela.

A capacitação iniciou-se às 19h com uma oração e motivação do carisma Salesiano, tendo como plano de fundo a mensagem do Inspetor para ao mês de agosto, mês dedicado a Dom Bosco. Em seguida foi indicado ao corpo docente e técnico administrativo qual o papel da Pastoral da Universidade nas IUS, sendo elas definidas como “instituições de ensino superior de inspiração cristã, caráter católico e índole salesiana” (Identidade das Instituições Salesianas de Educação Superior, n. 14).

Após um semestre de implementação do Projeto Integrador e do Projeto de Vida na nova matriz curricular, houve uma nova fala sobre seu desenvolvimento e a proposta para o segundo período letivo. Motivados por conceitos filosóficos, antropológicos e teológicos, os professores puderam compreender o sentido da pergunta “quem eu sou? ” que motivará o Projeto de Vida ao longo do segundo semestre.

Em seguida, os professores foram divididos em grupos para discutir como foi a implementação nos primeiros semestres e quais as possibilidades de aplicar esta questão aos Projetos Integradores. Durante as explanações, o Diretor de Operações de Campinas, Anderson Barbosa, e a equipe de Pastoral foram sanando as dúvidas dos presentes, tornando a atividade muito mais dinâmica.