Palacete Veneziano de Lorena completa 100 anos em 2019

Publicado em: 10/09/2019

O espaço pertencente aos Salesianos e enriquece a história e o curso de História do UNISAL

Escadarias do Palacete Veneziano

Quem visita o Palacete Veneziano de Lorena, localizado no prédio das antigas Faculdades Salesianas de Ciências e Letras, hoje Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL, Unidade Lorena, Campus São Joaquim, nem imagina que ali está uma construção centenária.

A preservação impecável esconde a antiguidade da construção de estilo internacional de arquitetura conhecido como Nouveau. A construção, concluída no ano de 1919, recebeu mobília francesa. Após a transferência da propriedade por parte dos primeiros donos, é que os Salesianos cruzaram o caminho do prédio, que é considerado um cartão postal.

Neste Palacete de Lorena estão todos os acervos e espaços do Curso de História: Centro Salesiano de Pesquisas Regionais José Luis Pasin (CESAPER), Sala Euclides da Cunha, Centro de Documentação (CEDOC), Auditório Padre Carlos Leôncio, Sala Redonda do Palacete e o famoso Jardim de Rosas.

Diego Amaro, Coordenador do Curso de História, conta que antes do Palacete, existia uma residência no local, propriedade a qual pertencia ao Barão de Castro Lima. Esta casa recebeu importantes visitantes, destacando-se a Princesa Isabel e o famoso escritor Euclydes da Cunha.

Algum tempo depois, a residência foi demolida para dar lugar ao Palacete Veneziano. Seu proprietário, o Deputado José Machado Coelho de Castro, natural de Lorena e descendente da família do Barão, teve como ideia a construção do prédio para momentos de descanso, o que nunca aconteceu.

A História dos Salesianos e o Palacete

Em 1950, os padres Salesianos adquiriram o Palacete Veneziano e todos os complexos anexos, com um intuito ambicioso: formar os jovens no ensino superior. Assim, teve início a Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena.

Inaugurada em 1952, liderada por Padre Carlos Leôncio, formava professores com base no sistema preventivo de Dom Bosco, os mesmos princípios utilizados pelo UNISAL.

Convite para uma visita monitorada e uma viagem no túnel do tempo

Cem anos de história não é para muitos e, por isso, o público está convidado a conhecer o Palacete dos tempos antigos. Afinal, muitos elementos da construção original, ainda continuam presentes. Uma exposição do Palacete está sendo preparada para visitação.

Piso do Hall, detalhes do forro das salas, hoje ocupadas pela Diretoria de Operações, espaço de reuniões e Setor Financeiro também preservam a memória. Antes, foram quartos e escritório dos diretores, dentre eles, Padre Carlos Leôncio da Silva.

Motivo de admiração por todos, um dos pontos mais desejados da construção é a escadaria de madeira, também original, que guarda parte da história do jardim original do Palacete ao trazer em seus detalhes as rosas em bronze.

Foto: Com. MKT e CESAPER – Exposição: Palacete

Para os apaixonados por história, arte, cultura e respeito à memória, o  Palacete Veneziano é um espaço vivo para essas manifestações populares.

“Como todos os grandes elementos da história, a construção preserva muito daquilo que somos hoje, enquanto integrantes da família Salesiana. É também um belo exemplar arquitetônico de uma época que passou, mas continua viva pelo prédio centenário”, revela Diego.

Já imaginou quantos sonhos, amores, memória se passaram pelo Palacete Veneziano? Acompanhe a galeria de fotos antigas levantadas pela pesquisadora e responsável pelo Centro de Documentação do UNISAL, Aparecida Uchoas, e faça uma visita ao Palacete.

CESAPER e CEDOC

O  Centro Salesiano de Pesquisas Regionais – Prof. José Luiz Pasin-CESAPER e o Centro de Documentação-CEDOC, que englobam os complexos Sala Euclides da Cunha, o Auditório Padre Carlos Leôncio, Sala Padre Carlos Leôncio e o Arquivo do Instituto de Estudos Valeparaibanos, são núcleos de apoio do UNISAL que têm por objetivo geral a criação e manutenção das condições de apoio técnico e informativo às atividades de docência, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.  Estes ambientes possuem rico acervo de importância histórica, cultural e social para Lorena e região.

Segunda a quinta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 22h; Sexta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 21h.

E-mail: cesaper.lorena@unisal.br

Palacete, fachada- ARQUIVO CEDOC