P. Ángel Artime, Reitor-Mor dos salesianos, já está no Brasil

Os Salesianos de São Paulo recebem, neste mês de outubro, o décimo sucessor de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor da Congregação Salesiana. O P. Ángel ficará na Inspetoria de São Paulo até o dia 20.10 e, depois, segue para a Inspetoria de Recife.

No dia da chegada, 14.10, os primeiros locais de visitação em São Paulo-SP foram o Colégio Salesiano Santa Teresinha, onde se realizava o FEST, com a presença de mais de 3.500 jovens das Articulações da Juventude Salesiana, a Casa Inspetorial e o Colégio Santa Inês.

No domingo, 15.10, o Reitor-Mor presidiu a celebração eucarística realizada no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na qual César Siqueira, Emerson Medeiros da Silva, Eraclides Reis Pimenta e Ronaldo Luís de Souza Pereira fizeram a Profissão Perpétua como Salesianos. Participaram da celebração Dom Antonio Carlos Altieri, SDB (bispo emérito de Passo Fundo-RS), Dom Bruno Peron, SDB (bispo da Diocese de Ji-Paraná, em Rondônia), P. Natali Vitale (Conselheiro Geral para a América Cone Sul), P. Edson Castilho (inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora) e vários salesianos, representantes das comunidades da Inspetoria.

Na tarde do mesmo dia,  no Museu da Obra Salesiana no Brasil, o Reitor-Mor acompanhou a inauguração da II Mostra sobre Dom Bosco, intitulada “A Utopia e a Realidade na Missão Salesiana”, seguida de uma sessão solene preparada pelas obras salesianas no Teatro Grande Otelo. Também estiveram presentes na ocasião o Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo; o bispo da Igreja Católica Armênia, Dom Vartan Boghossian; o bispo auxiliar de São Paulo – Região Sé, Dom Eduardo Vieira e os bispos salesianos Dom Milton Santos, arcebispo de Cuiabá; Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo; Dom Fernando Legal, bispo emérito de São Miguel Paulista; Dom Tarcísio Scaramussa, bispo da Diocese de Santos; a superiora das Irmãs da Caridade de Jesus, Ir. Alzira Nakashima, e Marina Ribeiro, representante da Articulação da Juventude Salesiana, entre outros.

Na segunda-feira, 16.10, foi a vez da cidade de Campinas-SP acolher o Reitor-Mor na Escola Salesiana São José, onde se reuniu com salesianos e leigos educadores do Ensino Básico e do Ensino Superior e representantes das Obras Sociais. Após presidir a Eucaristia, o P. Ángel visitou o Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, onde se encontrou com os salesianos enfermos, e a Obra Social São João Bosco. Nos próximos dias, ele irá passar por Americana, São José dos Campos, Lorena, Cachoeira Paulista, SP-Itaquera, SP-Pio XI, SP-Bom Retiro e, no último dia da sua estadia em São Paulo, se encontrará com os Salesianos da Inspetoria.

 

Clique na galeria abaixo confira os registros dos primeiros dias de visita do Reitor-Mor

(Créditos: Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora de São Paulo e equipe de Comunicação e Marketing do UNISAL Campinas / São José)