UNIAÇÃO: Engenharias reunidas para ajudar o próximo

O UNIAÇÃO, projeto do Curso de Engenharia do UNISAL Lorena, está novamente em ação. Desta vez, a instituição social escolhida para receber a “mãozinha” dessa turma do bem é a Comunidade Missionaria Porta do Céu, de Guaratinguetá-SP. “A edição deste ano tem um desafio maior, pois iremos construir, desde o alicerce até o telhado, uma sala de estudos para a comunidade”, revela a Prof.ª Mariana Benessiuti, Coordenadora do Projeto e do Curso de Engenharia Civil.

André do Espírito Santo, aluno do 5º ano de Engenharia Civil, foi quem originou o projeto: após visitar cinco instituições de Lorena e Guaratinguetá, em 2016, ele descobriu diversos trabalhos educacionais direcionados a crianças e adolescentes. Reunindo 12 colegas de classe, Professores e Coordenadores dos cursos, o aluno aproveitou as férias para praticar conhecimentos técnicos e também sociais no CEMAI (Centro Educacional Metodista de Atendimento à Infância), com destaque nacional pela TV Aparecida.

Em 2017, a instituição escolhida foi a AACAL – Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena. A TV  Vanguarda registrou o trabalho realizado: https://goo.gl/GpFCzy

A equipe de voluntários do projeto é logisticamente dividida em três grupos: administração, operacional e marketing, eventos e social). O material de construção é doado por alguns empresários, ou proveniente da realização de rifas e bingos. O trabalho também conta com a supervisão de outros Professores como Fabiano Dias, Renata Perrenoud, Joselito Moreira, Patrícia Pereira, entre outros voluntários.

Em 2018, a ação está prevista para os meses de junho (última semana) e julho (primeira quinzena), em uma comunidade que oferece assistência psicossocial e saúde para pessoas com distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química.

Como eu posso ajudar?

Qualquer pessoa pode contatar o grupo, seja do UNISAL ou não, e contribuir para uma causa nobre. Habilidades com construção também são muito bem-vindas. Saiba mais sobre o projeto e como participar na página do Facebook https://www.facebook.com/projetounicao/ ou pelo e-mail uniacao.eng@gmail.com.