Nota de pesar – Falecimento do Prof. Francisco Catão

Publicado em: 07/05/2020

Por P. Luiz Alves de Lima*

Foto: divulgação.

Com grande pesar recebemos a notícia do falecimento do Prof. Francisco Catão, que nesses dias completaria 93 anos. Teólogo de grande envergadura, retornou à reflexão e ao ensino teológico no início dos anos 90, primeiramente no Curso Superior de Pastoral Catequética do Instituto Teológico Pio XI, dos salesianos, e depois no próprio Instituto Teológico Pio XI cuja missão é a formação de futuros sacerdotes. Aí foi professor brilhante e muito apreciado pelos alunos, projetando-se para todo Brasil como grande pensador da teologia católica. Foi com sua colaboração também que o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) integrou em suas estruturas acadêmicas esse Curso Teológico Pio XI, dos salesianos, nascido em 1932. O Prof. Francisco Catão foi também grande colaborador de nossa Revista de Catequese, uma das revistas acadêmicas do UNISAL. Além da reflexão e magistério teológico, seu maior campo de ação, ele era também exímio pensador e mestre em Patrística, Espiritualidade,Catequese, Ecumenismo, Diálogo entre as religiões, Pedagogia e Ensino Religioso Escolar. Publicou vários livros e foi colaborador também do semanário O São Paulo da Arquidiocese paulistana.

Deus seja louvado por sua vida profícua de testemunha de discípulo de Jesus e de pensador que muito contribuiu para a Teologia e a Igreja. Sentimos uma gratidão imensa a ele, grande teólogo de formação beneditina e dominicana, que ensinou e formou gerações de leigos, religiosas/os e sacerdotes a partir da sabedoria evangélica e do testemunho de vida cristã. Seu pensamento teológico totalmente focado em Deus, para além das estruturas eclesiais e das preocupações sócio-política-econômicas,é a preciosa herança que nos deixa.

Repouse na Paz de seu Senhor este querido irmão e mestre que durante décadas nos pregou o conhecimento e o amor a Jesus, na força do seu Espírito”.

*Prof. Dr. P. Luiz Alves de Lima, docente do Curso de Teologia do UNISAL, Unidade São Paulo, Campus Pio XI.