Mobilidade, Autoestima e Longevidade são temas da Aula Inaugural do Programa Idade Ativa

O Programa Idade Ativa, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Campus Santa Teresinha, retomou suas atividades no dia 07 de fevereiro de 2019 com a tradicional aula inaugural. Neste semestre, o tema Mobilidade, Autoestima e Longevidade foi abordado pela Profª Me. Enfermeira Simone Gomide, e contou com a participação de 170 pessoas, entre alunos e convidados.

A palestra ressaltou a importância dos cuidados com a segurança e a saúde na Terceira Idade; pois, à medida que a pessoa envelhece, os órgãos vão se desgastando, e é de responsabilidade do próprio indivíduo mantê-los em bom funcionamento. Além disso, destacou a necessidade de manter relacionamentos saudáveis por meio de WhatsApp, Facebook, estudo, passeio com amigos, reuniões e visitas a familiares, uma vez que quem o faz tem mais saúde e longevidade.

Versou também sobre a segurança nos locais por onde circulam e vivem pessoas idosas, insistindo em questões como: retirada de todos os tapetes; colocação de fitas antiderrapantes nos degraus das escadas; corrimãos nos corredores das casas, nos banheiros e boxes de chuveiro, de forma a prevenir quedas e fraturas. Esclareceu que, no caso de fraturas, o perigo maior está na embolia, já que esta pode ser causada pelo sangramento interno, causando trombose, o que numa idade mais avançada, torna-se bem perigoso.

O Programa Idade Ativa continua recebendo novas inscrições até o final de fevereiro.

Clique aqui para mais informações.