Mestrado em Direito promove Seminário com a Universidade Central do Chile

SITE FOTO OFICIAL MESTRADO CURSO UNIVERSIDADE DO CHILE (7)

De 19 a 23 de novembro de 2018, o Mestrado Acadêmico em Direito do UNISAL abriu as portas da Unidade Lorena/São Joaquim para uma caravana de professores e alunos da Universidad Central de Chile, que vieram participar do Seminário Internacional de Direito Imobiliário e de Direitos Fundamentais. Vindos do programa de Mestrado em Direito Imobiliário da UCEN, eles puderam trocar experiências com os brasileiros no “Curso sobre Derecho Inmobiliario y su Vinculación con Derechos Fundamentales en Brasil”, fortalecendo as pesquisas e produção científica dos dois países.

Segundo a aluna do Mestrado em Direito do UNISAL, Denise Rodrigues da Silva Orozco, “este seminário foi de suma importância para meu desenvolvimento profissional. Além de proporcionar um enorme diferencial curricular e acadêmico, pelas riquíssimas informações trocadas com os colegas chilenos, também me possibilitou  aprofundamento no conhecimento da matéria imobiliária trazida pelos professores e convidados da instituição. Só tenho a agradecer ao UNISAL por me proporcionar esses momentos tão preciosos”.

E a relação entre Brasil e Chile vai além do tema do Congresso. Inúmeras são as parcerias entre o Mestrado do UNISAL com a renomada instituição chilena. “Entretanto, este evento é muito importante para a internacionalização do Mestrado e até mesmo para nossa Extensão”, avalia a coordenadora do Mestrado, a Prof.ª Maria Aparecida Alkimin.

Dentre os docentes palestrantes, esteve o Prof. Ivan Jacopetti do Lago, da Faculdade de Direito da Organização Aparecido Pimentel de Educação e Cultura, que também é Oficial do Registro de Imóveis e Anexos de Paraguaçu Paulista-SP e abriu a semana de atividades.

Também participou como docente Jefferson Padilha Schoffen, Oficial do Registro de Imóveis, Pessoa Jurídica e Títulos e Documentos de Lorena-SP, que já exerceu a função de oficial de Registro Civil das pessoas naturais de Bariri-SP e é também especialista em Direito Civil e Processo Civil e Mestrando na Escola Paulista de Direito. Outro convidado do evento foi Henrique Decanini, Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Cruzeiro-SP, especialista em Direito Notarial e Registral e em Direito Civil pela Universidade Anhanguera–Uniderp/LFG, e que também é Mestrando e Doutorando pela Universidade Autônoma de Lisboa–UAL (Portugal).

Consuelo Yoshida, docente do Mestrado em Direito do UNISAL, finalizou as atividades com ações comuns aos dois países, especialmente no que tange ao “Direito Ambiental Internacional e Nacional”. Para Andres Carlos Zavala Courriol, mestrando em Direito no Chile, o curso foi intenso e propôs reciclagem sobre conceitos já aprendidos, além de agregar novos conhecimentos.