Laboratório de Estudos e Pesquisas

O Laboratório de Estudos e Pesquisas (LEP) foi criado em agosto de 2000, conforme as exigências da grade curricular, tendo em vista as Novas Diretrizes Curriculares e o Projeto Político Pedagógico do Curso.

Este laboratório atendeu, diretamente e semanalmente, os alunos optantes de Bacharelado (2000-2007) que procuravam a coordenadora do setor, também supervisora nesta área de estágio, para orientações complementares com vistas à elaboração e entrega de pré-projetos, projetos e relatórios de pesquisa.

Geralmente, como parte da rotina acadêmica, os estudantes buscam esclarecimentos para a divulgação de suas pesquisas em mostras científicas, simpósios, congressos em âmbito regional e nacional. Nesse sentido, recebem orientações específicas, e são acompanhados quanto à estruturação de pôsteres, roteiro para exposição de seus trabalhos em sessões de comunicação, encaminhamento de informes de pesquisas, em andamento ou concluídas, para jornais acadêmicos. Recebem também orientações para elaboração de artigos científicos a serem encaminhados para publicação em periódicos na área psicológica ou disponibilizados on line.

Estudantes de outras séries do Curso, assim como professores, buscam informações e orientações acerca das questões metodológicas para aplicação em trabalhos solicitados nas disciplinas, por ocasião da conclusão do Curso (TCC), e estágios. Há pedidos de informação sobre documentos exigidos, para cumprimento da ética em pesquisa, requeridos pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

É importante ressaltar que a demanda é frequente, ampliando-se a cada ano, em função do processo complexo da pesquisa e formatação criteriosa dos trabalhos, e ainda, como forma de aprofundar conhecimentos na área psicológica. Assim sendo, o laboratório é um “espaço especial” na esfera acadêmica.

O cumprimento das normas e as orientações nessa direção, por ocasião do planejamento, execução, encerramento e divulgação dos estudos e pesquisas fazem parte da função do LEP, que prima pela qualidade dos trabalhos e a ética no processo da pesquisa, fazendo valer as recomendações do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

O laboratório, dentre as atribuições voltadas à pesquisa, efetua propostas pertinentes à produção científica no Curso de Psicologia, acompanhando a evolução dos procedimentos científicos.

Nessa linha, em 2005, apresentou o Projeto dos Grupos de Pesquisa. Os Grupos Dama (Desempenho Acadêmico e Metodologias Aplicadas) e DHSM (Desenvolvimento Humano e Saúde Mental) foram cadastrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Ministério da Ciência e Tecnologia) e, encontram-se em pleno funcionamento desde fevereiro de 2006. Os componentes são, em sua maioria, professores, contando-se com uma quota de estudantes em cada grupo.

Os projetos desenvolvidos no estágio Bacharelado, os trabalhos de conclusão de curso, os projetos realizados pelos Grupos de Pesquisa, e demais projetos vinculados às disciplinas do Curso contam com um Documento do LEP (atrelado ao Projeto LEP), relativo às áreas de concentração e linhas de pesquisa. Nele, constam também as áreas de pesquisa do UNISAL (conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional). Este documento permite uma organização da produção e, em consequência, uma “leitura” em relação às investigações efetuadas, favorecendo classificações específicas, indicativos para novos estudos, e pesquisas, em função das necessidades identificadas.

Como parte da sistematização e divulgação da produção científica do Curso de Psicologia, em breve, o LEP apresentará novas informações que permitirão um planejamento de ações na área da pesquisa. Trata-se neste caso de um banco de dados (modalidade resumos), resultado da elaboração de monografias e relatórios de pesquisa (produção discente supervisionada) e de dissertações e teses (produção docente).

Contato

Coordenadora do Curso de Psicologia: Profa. Ma. Rosana Pena
e-mail: curso.psicologia@lo.unisal.br

Coordenadora do LEP: Profa. Dra. Anelise de Barros Leite Nogueira

Monitora do LEP: Acadêmica Patricia da Guia Santos
e-mail: lep@lo.unisal.br

Assistente da Coordenação de Psicologia: Priscila Leite Gonçalves

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios