Avaliação Institucional 2018 – 2º Semestre – 2018

BOLETIM CPA 2º Semestre – 2018

Avaliações Realizadas no Semestre

Em outubro, foram realizadas as seguintes avaliações:

  • disciplinas presenciais e disciplinas a distância
  • serviços e oportunidades
  • infraestrutura

As avaliações de serviços e oportunidades e de infraestrutura, que contaram com novos instrumentos, foram realizadas apenas pelos cursos do ciclo Enade 2019 (Engenharias, Educação Física e Psicologia).

A participação geral (média simples de participação dos Campi) foi de 59,7%, superior aos 56,9% do 2º semestre de 2018. O destaque foi o Campus Maria Auxiliadora (Unidade Americana), com 70% de participação. O curso com maior participação foi Ciências Contábeis (Unidade Lorena/São Joaquim), com 84,6%. Vinte cursos tiveram um percentual superior a 70% de participação nas avaliações das disciplinas presenciais, resultado considerado excelente pela Comissão. São eles:

Americana/Maria Auxiliadora: Administração (76,3%), Ciências Contábeis (72,5%), Serviço Social (77,4%) e Psicologia (70,1%).
Campinas/Liceu: Psicologia (74,6%).
Campinas/São José: Administração (71,7%) e Tecnologia em Sistemas Automotivos (73,9%).
São Paulo/Santa Teresinha (São Paulo): Administração (72,1%) e Pedagogia (72,9%).
Lorena/São Joaquim: Administração (75,7%), Ciências Contábeis (84,6%), Direito (81,4%), Engenharia Civil (73,5%), Engenharia de Computação (73,1%), Engenharia de Produção (83%), Engenharia Elétrica (80,4%), Filosofia (83%), Matemática (74,4%), Pedagogia (81,3%) e Tecnologia em Recursos Humanos (75,8%).

É de fundamental importância que os resultados sejam devidamente divulgados e debatidos nas Unidades, para que a avaliação seja efetivamente utilizada como instrumento de gestão e para a melhoria do UNISAL. Participe!

A Comissão

Aconteceu – reuniões da CPA

Reunião de Agosto:
a) Foram analisados e discutidos os resultados do 1º semestre de 2018;
b) Foram definidas as avaliações que seriam aplicadas no semestre;
c) Foi iniciada a reunião para reestruturação dos instrumentos de avaliação de serviços e oportunidades e infraestrutura, de modo a torná-los mais simples e objetivos.

Reunião de Setembro:
Foram discutidos e aprovados novos instrumentos de avaliação de serviços e oportunidades e infraestrutura.

Reunião de Outubro:
a) Foram analisados os percentuais de participações das avaliações em andamento e novas ações de divulgação das avaliações;
b) Foi iniciada a discussão para uma reestruturação mais substancial da metodologia de trabalho da CPA, considerando as novas diretrizes institucionais para a integração institucional, o percurso formativo, o EAD e o atendimento integrado.

Reunião de Novembro (transferida para Dezembro):
a) Foi feita uma análise preliminar das avaliações realizadas em outubro, com destaque para os comentários feitos sobre infraestrutura e oportunidades e serviços (será solicitada uma análise dos mesmos às Coordenações);
b) Considerando o momento de mudanças acadêmicas, decidiu-se pelo cancelamento das avaliações de Planejamento e das Ações das Coordenações e PDI e Responsabilidade Social, que deveriam ser realizadas por coordenadores e gestores, respectivamente;
c) Foi discutida a metodologia para confecção do relatório da CPA, que deverá ser postado no sistema do MEC em março de 2019.

ALGUMAS REALIZAÇÕES DE MELHORIAS NAS UNIDADES E CURSOS

Cabe ressaltar que todos os cursos estiveram envolvidos diretamente com a reestruturação de seus projetos pedagógicos, estruturando grades curriculares de acordo com novas diretrizes institucionais inovadoras.

Unidade Campinas/Campus São José – Curso de Engenharia Civil
Os alunos expandiram suas ações junto à comunidade: desenvolveram projetos sociais, através da confecção de móveis para comunidades carentes; e, com a professora Aparecida Carbone, desenvolveram um projeto para Práticas de Laboratório, com o intuito de apresentar o curso e seus diferenciais para alunos do Ensino Médio.

Unidade Campinas/Campus São José – Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial
O curso criou um modelo de prova integrada totalmente online, utilizando a plataforma Moodle. Os resultados são instantâneos e o NDE (Núcleo Docente Estruturante) participa diretamente, tanto na concepção da prova, quanto na emissão de relatório de análise dos resultados dos alunos.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios