Avaliação Institucional 2018 – 1º Semestre – 2018

BOLETIM CPA 1º Semestre – 2018

Avaliação Externa

De 09 a 11/04, a Unidade Americana (sede do UNISAL) recebeu a visita dos avaliadores do MEC/Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para o processo de recredenciamento institucional, pautado em cinco eixos avaliativos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas e Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.
Já o processo de autoavaliação, entre outros, é analisado pelo primeiro eixo citado – e embora o resultado ainda não tenha sido divulgado oficialmente, houve total empenho para que o UNISAL obtenha uma excelente qualificação. Este resultado é muito importante para a Comissão Própria de Avaliação e para que os Grupos de Qualidade dos cursos balizem seus trabalhos, em busca de melhorias e do desenvolvimento da cultura avaliativa. O próximo Boletim incluirá uma análise do resultado efetivo da avaliação realizada pela Comissão.
Em 2018, de acordo com próprio calendário do MEC, iniciaremos um novo ciclo avaliativo, e a partir das experiências nos ciclos anteriores serão propostas adequações e melhorias em nossas ações. Participe ativamente, faça suas críticas e sugestões!

Avaliações Internas

No decorrer de maio foram avaliadas pelos alunos de graduação disciplinas presenciais e a distância. A participação geral (média simples de participação de todos os Campi) foi de 63,3%, superior ao percentual de 56,9% do semestre anterior. Os destaques foram os Campi Maria Auxiliadora (Unidade Americana) e São Joaquim (Unidade Lorena), ambos com 70% de participação – em especial o curso de Direito do Campus São Joaquim, que chegou ao índice de 91,3% de participação.

Nas avaliações das disciplinas presenciais, vinte cursos tiveram um percentual superior a 70% de participação, resultado considerado excelente pela Comissão:
Unidade Americana/Campus Dom Bosco: Engenharia Ambiental (81,2%), Engenharia de Automação e Controle (80%), Engenharia Elétrica (80,9%) e Moda (82%).
Unidade Americana/Campus Maria Auxiliadora: Administração (70,3%), Pedagogia (79,7%), Psicologia (76%) e Tecnólogo em Recursos Humanos (75,7%).
Unidade Campinas/Campus Liceu Salesiano: Psicologia (76,7%).
Unidade Campinas/Campus São José: Administração (75,8%) e Engenharia Civil (77,4%).
Unidade São Paulo/Campus Santa Teresinha: Administração (72,2%).
Unidade Lorena/Campus São Joaquim: Administração (77,6%), Ciências Contábeis (79,1%), Direito (91,3%), Engenharia de Produção (78,8%), Engenharia Elétrica (78%), Filosofia (72,8%), Matemática (76,5%) e Pedagogia (79,6%).

Aproveitamos essa edição para dar as boas-vindas à nova componente da CPA: Daniela Vasconcelos, Coordenadora do setor de Comunicação e Marketing do UNISAL, representando os colaboradores técnico-administrativos.

A Comissão

Aconteceu – reuniões da CPA

Reunião de Março:
a) Foi aprovado o Relatório de Autoavaliação do Ciclo 2015-2017, com prazo de encaminhamento até março de 2018, conforme legislação;
b) Foram aprovadas novas assertivas no instrumento de avaliação de Oportunidades e Serviços, para contemplar questões relativas às atividades de extensão;
c) A discussão da revisão do instrumento de avaliação de disciplinas foi retomada, com o objetivo de simplificá-lo.

Reunião de Abril:
a) Foram organizadas as avaliações de disciplinas de graduação, previstas para maio;
b) Os novos instrumentos de avaliação externa do MEC foram analisados para a obtenção de subsídios, destinados à reformulação da autoavaliação do UNISAL para o Ciclo Avaliativo 2018-2020.

Reunião de Maio:
a) Foram analisados os percentuais de participação nas avaliações em andamento e novas ações para a divulgação das avaliações;
b) As considerações feitas pela Comissão do Inep na visita para o recredenciamento institucional, especificamente o eixo “Planejamento e Avaliação Institucional”, foram debatidas;
c) Discutiu-se as novas diretrizes para a CPA, com o objetivo de simplificar os instrumentos de avaliação e otimizar os processos.

Reunião de Junho:
a) Foram avaliados os percentuais de participação nas avaliações de disciplinas presenciais e a distância;
b) Houve uma discussão inicial de quais avaliações serão realizadas no segundo semestre;
c) Foram propostas simplificações nas avaliações – resultado do trabalho em andamento de duas subcomissões;
d) A proposta de aumento da representação discente na CPA foi aprovada.

MELHORIAS REALIZADAS NAS UNIDADES E CURSOS

Unidade Americana/Campus Dom Bosco – Curso de Engenharia Elétrica (Modalidade Eletrônica)
Em decorrência da avaliação de infraestrutura foram feitas:
a) aquisições de novos títulos e complementação da quantidade de exemplares nas bibliografias básica e complementar;
b) manutenção dos bebedouros do Prédio 2;
c) instalação de mais dois ventiladores no Laboratório de Processos Digitais.

Unidade Americana/Campi Dom Bosco e Maria Auxiliadora
Foram efetivadas novas melhorias de acessibilidade: instalação de softwares específicos e de diversos itens na estrutura física, como poltronas especiais, sinalização específica em diversos pontos dos Campi, sinalização em braille para laboratórios e salas de atendimento, piso tátil e anéis táteis para corrimãos.

Unidade Campinas/Campus Liceu Salesiano – Curso de Direito
Em 25/04/2018 ocorreu a cerimônia de instalação de um novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJSP e perante autoridades, salesianos, convidados, professores, alunos e ex-alunos. O CEJUSC atua na conciliação e mediação de conflitos de interesses na área Cível e de Família: guarda, direito à visita, pensões alimentícias, regulamentação ou dissolução de união estável, acidentes de trânsito, dívidas, questões de vizinhança, direito do consumidor, serviços prestados em estabelecimentos comerciais / de ensino e concessionárias de água, luz e telefone.
A participação dos alunos no CEJUSC, cujo objetivo é a solução dos processos a partir da composição entre as partes, permite que, ainda durante o curso, desenvolva-se a consciência dos futuros operadores do Direito quanto a um judiciário célere e mais justo, e a importância do conciliador para conscientizar as partes das vantagens de acordo na fase inicial do processo, evitando que as demandas se prolonguem durante anos.

Unidade Campinas/Campus São José – Curso de Engenharia Civil
Foi efetivada parceria com o curso de Engenharia Elétrica para adaptar e equipar o Laboratório de Alta Tensão, utilizado nas práticas da disciplina de Instalações Elétricas Prediais. E o NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso vem implementando ações para provas integradas, identificando possíveis pontos de melhoria no ensino e no atendimento ao perfil do egressos.

Unidade Lorena/Campus São Joaquim
Foram realizadas:
a) reforma e acessibilidade no Pórtico;
b) reforma dos Laboratórios de Informática;
c) criação da sala Paulo Freire;
d) oficinas do Projeto SOU de Psicologia, voltadas à formação de alunos de todos os cursos.

Unidade São Paulo/Campus Santa Teresinha
A instalação de ares condicionados em todas as salas de aula está em andamento, e as lousas tradicionais estão sendo substituídas por lousas brancas. Em breve, os projetores em uso serão trocados por outros mais modernos.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios