Graduandos prestam exame e 90% deles são aprovados no Conselho Federal de Contabilidade

img-contábeis-web02 SITECom apenas cinco anos de existência (2014-2018), o curso de Ciências Contábeis do UNISAL vem colecionando grandes conquistas. Dentre elas, a aprovação de dez alunos da Unidade Lorena/São Joaquim na prova do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 2017 e 2018, sendo nove deles no último Exame de Suficiência do Conselho, publicado neste mês de agosto.

A aprovação no Exame CFC é um dos requisitos para a obtenção do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), que, por sua vez, autoriza o profissional a atuar no mercado de trabalho.

O UNISAL tem orgulho em anunciar os aprovados na prova nesta edição, graduandos do 4º ano de Ciências Contábeis: Ana Laura Rodrigues Bastos, Andressa Marcella de Oliveira Couto, Audrey Neves Rosa, Daniela Courbassier Dias, Filipe Lemes da Silva, Isabela Santos Sangra, Isabella Silva Alves, Marilisi dos Santos Silva Ferreira e Jennifer Nunes da Silva Costa.

Andressa de Oliveira Couto nos contou que “a estatística revela que apenas 30% dos que prestam a prova passam, e eu não queria fazer parte dos 70% dos que não passaram. A prova não foi fácil, mas os professores do curso de Ciências Contábeis nos deram toda a orientação”. A colega de classe e também companheira neste desafio profissional, Audrey Rosa, relata a experiência de ser bem sucedida em um dos processos que mais reprovam no Brasil: “apesar da dedicação nos estudos, foi uma surpresa e um alívio ter sido aprovada logo de primeira. Fui com a ideia de conhecer como era a aplicação da prova e  agora já estou tranquila, com essa etapa garantida”, diz a futura contadora. Os alunos do UNISAL unem-se agora aos 189 mil profissionais de contabilidade no país, segundo dados do Departamento de Registro do CFC.

Diferenciais do Curso

O Coordenador do curso, o Prof. José Augusto Deccache, atribui as conquistas ao empenho e ao comprometimento dos estudantes e também ao trabalho de orientação dos docentes, dentre eles Tiago Lima, que já foi aluno do UNISAL.

Além das disciplinas que oferecem conteúdo necessário para o entendimento sobre a profissão, os plantões de dúvidas e outras ações possibilitaram, não somente a aprovação de 50% da turma do 4º ano do curso em 2018, como também garante que eles irão prestar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) mais confiantes e preparados. “Agora estou muito mais tranquila para passar no ENADE. Eu tenho capacidade de passar na prova, e os professores  e a instituição estão conosco nesta trajetória’, relatou Andressa.

“No ENADE teremos que demonstrar o que aprendemos ao longo da graduação. Sem dúvidas, o fato de ter sido aprovada no CFC contribui positivamente. Sinto-me mais segura e tenho certeza que o curso terá uma ótima avaliação”, diz Audrey.

Os futuros contadores também participam de projetos como o “Leão”, por exemplo, que oferece atendimento à população ao declarar o Imposto de Renda, proporcionando ao aluno entender a realidade do mercado em que ele está inserido. Agora, os bacharéis em Ciências Contábeis precisam ficar atentos aos prazos e orientações contidos no cronograma da segunda prova de 2018, que será aplicada em setembro.

Outros egressos também são aprovados pelo CFC

O curso também anuncia a aprovação da ex-aluna Camila Martins Passos Gonçalves no Exame de Suficiência CFC. Ela foi aprovada no CFC em 2017, quando ainda era aluna e prestou a prova. “O curso de Ciências Contábeis foi fundamental para a minha aprovação. Os professores são ótimos, têm vasta vivência na área, transmitem conhecimentos e ensinamentos práticos para a profissão”, revela a contadora.

Venha para o UNISAL: O curso de Ciências Contábeis oferece 100 vagas para o período noturno.  Acesse a página para saber mais sobre o curso ou fale diretamente com o Prof. Cooordenador José Augusto Deccache pelo e-mail curso.contabeis@lo.unisal.br.