EXTENSÃO

A Extensão para o UNISAL é o eixo articulador entre o Ensino e as novas metodologias de construção do conhecimento. Configura-se como aprendizado de gestão coletiva acerca da prática social e como suporte ao ensino, à pesquisa e à produção do conhecimento. As ações extensionistas permitem a reflexão crítica da realidade, que subsidiará a formação de novas organizações didático-pedagógicas.
As práticas de extensão buscam estabelecer relações sociais e culturais com diferentes segmentos da sociedade, compondo uma parte da grande tarefa educativa confiada ao UNISAL, auxiliando no processo de formação integral dos estudantes. No diálogo com a comunidade, busca subsídios que lhe permita dar respostas às demandas e anseios dos alunos, reiterando o compromisso social da instituição, como forma de cumprir a função social de educar a partir dos valores da salesianidade, praticando a inclusão e protagonismo.
Ações de Extensão na área de cultura, de educação e de inclusão, constituem-se em ferramentas valiosas para criar, na própria sociedade, ambientes de aprendizagem e grupos multidisciplinares que a nova realidade socioeducativa demanda. A extensão remete o aluno e a instituição para um diálogo permanente com diferentes atores sociais. Com projetos interdisciplinares, inspirados na solidariedade e na inclusão dos setores marginalizados, de modo que a tarefa política do UNISAL consista em seu aporte no crescimento de diferentes setores sociais

PROJETOS EXTENSIONISTAS

Todas as Unidades do UNISAL, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, buscam constantemente oferecer à comunidade projetos de extensão que atendam às demandas sociais de forma sustentável, consolidando o compromisso desta Instituição Salesiana de Ensino Superior de promover a aprendizagem como fator de mudança, principalmente em favor dos jovens em situação de vulnerabilidade social.

Os projetos elencados demonstram o empenho dos profissionais do UNISAL na obtenção de um padrão de excelência para as atividades de extensão, propiciando, na parceria com a comunidade, compartilhar o ensino e a pesquisa como meios de alcançar a transformação social.