EXTENSÃO

A Extensão para o UNISAL é o eixo articulador entre o Ensino e as novas metodologias de construção do conhecimento. Configura-se como aprendizado de gestão coletiva acerca da prática social e como suporte ao ensino, à pesquisa e à produção do conhecimento. As ações extensionistas permitem a reflexão crítica da realidade, que subsidiará a formação de novas organizações didático-pedagógicas.
As práticas de extensão buscam estabelecer relações sociais e culturais com diferentes segmentos da sociedade, compondo uma parte da grande tarefa educativa confiada ao UNISAL, auxiliando no processo de formação integral dos estudantes. No diálogo com a comunidade, busca subsídios que lhe permita dar respostas às demandas e anseios dos alunos, reiterando o compromisso social da instituição, como forma de cumprir a função social de educar a partir dos valores da salesianidade, praticando a inclusão e protagonismo.
Ações de Extensão na área de cultura, de educação e de inclusão, constituem-se em ferramentas valiosas para criar, na própria sociedade, ambientes de aprendizagem e grupos multidisciplinares que a nova realidade socioeducativa demanda. A extensão remete o aluno e a instituição para um diálogo permanente com diferentes atores sociais. Com projetos interdisciplinares, inspirados na solidariedade e na inclusão dos setores marginalizados, de modo que a tarefa política do UNISAL consista em seu aporte no crescimento de diferentes setores sociais

Guia Rápido de Orientações

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO (BEXT-SAL)

Confira, no Edital, as normativas para a seleção de Projetos no Programa Institucional de Bolsa de Extensão (BEXT-SAL) do UNISAL.

Edital – SOLICITADO PARA DANI

Declaração de Disponibilidade

Ficha de Inscrição

PROJETOS EXTENSIONISTAS

Todas as Unidades do UNISAL, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, buscam constantemente oferecer à comunidade projetos de extensão que atendam às demandas sociais de forma sustentável, consolidando o compromisso desta Instituição Salesiana de Ensino Superior de promover a aprendizagem como fator de mudança, principalmente em favor dos jovens em situação de vulnerabilidade social.

Os projetos elencados demonstram o empenho dos profissionais do UNISAL na obtenção de um padrão de excelência para as atividades de extensão, propiciando, na parceria com a comunidade, compartilhar o ensino e a pesquisa como meios de alcançar a transformação social.

Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental e a Direção da Unidade Americana torna público o presente Link do edital solicitado para Dani Objetivo Selecionar alunos interessados em realizar atividades relativas ao diagnóstico ambiental de resíduos sólidos e uso de água e energia nos Campi Dom Bosco e Maria Auxiliadora para subsidiar a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos e a implantação de um programa para o uso Racional de Água e Energia.
               PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – ProUni (100%)
Bolsa ProUni (100%) – ofertada para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido): bolsa destinada, com fulcro na Lei nº 11.096/2005, para o estudante que não possuir diploma em curso superior e que tenha cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral; todos os que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM atualizado poderão se inscrever no ProUni. A bolsa é concedida pelo perfil socioeconômico familiar e visita domiciliar. Existe cota (deficiente, indígena e racial) no ProUni. Período de inscrições: o cronograma é definido pelo MEC, portanto, recomenda-se para o estudante acompanhar as informações pelo site do MEC/ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br). Procedimento: com ENEM atualizado realiza-se a inscrição pelo site do MEC e ao ser selecionado para o UNISAL, acessar o site da instituição (www.unisal.br), selecionar o  link Bolsas, Descontos e Financiamentos; com o CPF e o número do ENEM, preencher o formulário, agendar dia e horário para entrevista e entrega de documentos no setor de Serviço Social – Unidade em que está matriculado ou que pretende se matricular, paralelamente, realizar o cadastro de processo seletivo (vestibular) no site do UNISAL. Clique aqui para ver a relação de documentos – Bolsa ProUni Clique aqui para acessar o site do MEC/ProUni Obs: A Bolsa ProUni não é acumulativa com outras bolsas, descontos e financiamentos e o encerramento da bolsa poderá ocorrer em razão do perfil socioeconômico familiar ou em decorrência do rendimento acadêmico que deve ser de, no mínimo, 75% de aproveitamento geral (notas/faltas).
                                                  Bolsa Gratuidade 
Bolsa Gratuidade (50%) – ofertada para os cursos de Graduação Modalidade Presencial: concedida em razão do perfil socioeconômico familiar. Realiza-se a triagem para beneficiar o estudante hipossuficiente e com fulcro na Lei nº 12.101/2009, Art. 13-A, regulamentada pelo Decreto 8.242/2014 e na Lei nº 11.096/2005.  O critério objetivo para a seleção é o perfil socioeconômico familiar (renda per capita bruta, o patrimônio familiar, as condições de moradia, agravantes de saúde e/ou financeiro, gastos mensais e etc.); que tenha cursado o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral e que seja a primeira graduação.  Método: mediante entrevista, análise de documentações, perfil socioeconômico familiar e, se for necessário, visita domiciliar. As inscrições são de acordo com o calendário divulgado pelo Serviço Social. Clique aqui para ver a relação de documentos – Bolsa Gratuidade
          Desconto Convênios/Parcerias com Empresas e Instituições
Desconto Convênios ou Parcerias com Empresas/Instituições – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido) e Pós-Graduação Lato Sensu: concede-se desconto aos colaboradores e seus dependentes (filhos com até 25 anos e/ou cônjuge), estagiários e menores aprendizes da conveniada.  Período de inscrição e vigência:  a inscrição pode ser realizada em qualquer período do ano letivo e a vigência do desconto inicia-se na mensalidade subsequente ao mês da entrega do formulário, com validade até a data de vencimento, isto é, em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito.  Procedimento: o estudante deverá apresentar o formulário de desconto convênio/parceria (preenchido e assinado pela empresa/instituição conveniada) ao setor de Serviço Social – Unidade em que está vinculado. Clique aqui – requerimento de desconto convênio empresa/instituição Clique aqui para consultar as empresas e/ou instituições conveniadas Obs: O desconto convênio/parceria empresa não abrange a disciplina de dependência e não é acumulativo com outros tipos de bolsas, descontos e financiamentos, exceto as Bolsas de Pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL).
       Desconto dois ou mais estudantes do mesmo Núcleo Familiar
Desconto Dois ou mais Estudantes do mesmo Núcleo Familiar (10% para cada estudante) – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido) e Pós-Graduação Lato Sensu: concedido para estudantes (cônjuges, irmãos, pais e filhos) residentes no mesmo endereço, com renda compartilhada e que cursam Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu no UNISAL. Período de inscrição e vigência:  a inscrição pode ser realizada em qualquer período do ano letivo e a vigência do desconto inicia-se na mensalidade subsequente ao mês da entrega do formulário, com validade até a data de vencimento, isto é, em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito.  Procedimento: o estudante deverá apresentar o formulário de desconto dois ou + estudantes (preenchido e assinado) ao setor de Serviço Social – Unidade em que está vinculado. Clique aqui – requerimento de desconto dois ou + estudantes Clique aqui -Para ver a relação de documentos – Desconto dois ou + estudantes Obs: O Desconto Dois ou + Estudantes incide sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e não é válido na disciplina de dependência.
                                        Desconto Ex-Aluno Salesiano
Desconto Ex-aluno Salesiano – ofertado para os cursos de Graduação (15%) para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido) e Pós-Graduação Lato Sensu (25%): concedido ao estudante que concluiu, por completo, o curso de Graduação e/ou Pós-Graduação no UNISAL ou que frequentou instituições salesianas (centros juvenis, escolas, obras sociais, oratórios, paróquias ou outros projetos sociais) mantidas tanto pelos salesianos quanto pelas salesianas (existentes no Brasil ou no exterior).  Período de inscrição:  a inscrição pode ser realizada em qualquer período do ano letivo e a vigência do desconto inicia-se na mensalidade subsequente ao mês da entrega do formulário, com validade até a data de vencimento, isto é, em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito. Clique aqui – requerimento de desconto ex-aluno Salesiano Obs: O Desconto Ex-Aluno Salesiano incidirá sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e não é válido na disciplina de dependência.
                                           Desconto Nota do ENEM
Desconto Nota ENEM – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido):  outorgado para o estudante ingressante exclusivamente pelo ENEM e em série inicial do curso, isto é, não se aplica as transferências recebidas. O percentual do desconto é concedido mediante a nota geral do candidato no ENEM (realizado entre 2014 a 2021). 
DESCONTO NOTA ENEM
de 450 a 500 pontos 10% de desconto.
de 501 a 600 pontos 25% de desconto.
de 601 a 700 pontos 30% de desconto.
de 701 a 750 pontos 50% de desconto.
a partir de 751 pontos 100% de desconto.
Procedimento: ingressar no processo unificado de admissão através do ENEM e formalizar o pedido do desconto no ato da matrícula, mediante a adesão ao “Termo de Aceitação do Desconto Nota do ENEM” e enviá-lo, juntamente com os documentos de matrícula, no prazo de até 48 horas (dias úteis). Obs: O Desconto Nota do ENEM incidirá sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito e não é válido na disciplina de dependência. Clique aqui para acessar o Regulamento do Programa de Desconto pela Nota do ENEM  
                                         Desconto Educa Mais Brasil
Desconto Educa Mais Brasil  (25%) – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido):  concedido para o candidato ingressante em série inicial do curso, trata-se de parceria do UNISAL com o Educa+Brasil que através do programa promove a seleção dos interessados em cursar a graduação. O estudante ingressante selecionado tem 100% de desconto na primeira parcela da semestralidade (Presencial) ou trimestralidade (EaD) e nas demais 25%. Procedimento: o candidato é selecionado pelo Educa Mais Brasil através do site. Período de inscrições e vigência: as inscrições são admitidas (estudante ingressante em série inicial do curso) no período do vestibular e o candidato selecionado pelo Educa Mais Brasil deverá apresentar o termo do referido programa ao setor de Atendimento Integrado – Unidade em que pretende matricular no ato da formalização do contrato de matrícula, isto é, antes de efetivar a matrícula. Obs: O Desconto Educa Mais Brasil incide sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito e não é válido na disciplina de dependência.
                           
               BOLSAS DE PESQUISAS BIC SAL, BEXT SAL e BIT SAL (30%)
Tem como objetivo a inserção do aluno em atividades de pesquisa científica, contribuindo para o enriquecimento de sua formação acadêmica e profissional. Método: o aluno desenvolve o projeto teórico, juntamente com o professor orientador, e em período estipulado pela coordenação do BIC SAL, BEXT SAL e BIT SAL de cada Unidade, sob orientação da Pró-Reitoria Acadêmica. OBS: Para concorrer ao BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL, o estudante precisa estar matriculado no 3º semestre do curso. Destaca-se que a bolsa de pesquisa é computada no valor líquido da mensalidade paga pelo estudante e não é válida na disciplina de dependência (DP).
Estudante Ingressante: atentar para o procedimento e prazo especificados no Edital e divulgados neste site. Edital Serviço Social UNISAL: Regulamenta o procedimento e períodos de solicitação de Bolsas, Descontos e Financiamentos. Clique para fazer download do Edital 2º) Candidato e/ou Estudante que deseja ProUni:
  1. realizar ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) atualizado.
  2. acompanhar período e procedimentos de inscrição pelo site do MEC/ProUni.
  1.    as inscrições são realizadas unicamente pelo site do MEC.
  2.   o candidato pré-selecionado para o UNISAL deverá:
  • Se for estudante ingressante ou veterano com matrícula efetivada: é necessário preencher formulário, imprimi-lo, agendar o dia e horário para entrevista e entrega de documentação no Serviço Social do Campus/Polo em que está vinculado.    Clique aqui
  • Se for estudante ingressante ou veterano que perdeu o vínculo com a IES: é necessário cumprir duas etapas:  
1º Realizar o cadastro de vestibular/processo seletivo no site do UNISAL: preencher dados pessoais e acadêmicos para criação do Registro Acadêmico (RA).  2º Clicar no link Serviço Social para preencher o formulário socioeconômico, imprimi-lo e agendar o dia e horário para entrevista e entrega de documentações. Clique aqui OBS: o candidato/aluno/responsável visualizará o resultado no site do UNISAL no link Serviço Social, acesso com Usuário e Senha, clicar em Resultados; a devolutiva será em conformidade com a data especificada e divulgada pelo MEC. 3º) Estudante veterano que NÃO possuir Bolsa, Desconto ou Financiamento: realizar o ENEM atualizado e através do site do MEC/ProUni, em período determinado pelo referido órgão, efetivar a inscrição para a Bolsa ProUni e, paralelamente realizar o Projeto de Pesquisa para concorrer as Bolsas de Pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID SAL e BIT SAL), sendo aprovado o projeto de pesquisa usufruirá de bolsa de 30% que computa-se no valor líquido da mensalidade, além disso, atentar que o UNISAL dispõe de diversos programa de incentivos e que as inscrições sucedem no decorrer de todo o período letivo, sendo assim, verificar as informações especificas no link de Bolsas, Descontos e Financiamentos.
Estudante Veterano Bolsista: atentar para o procedimento e prazo especificados no Edital e divulgados neste site. A Bolsa ProUni e a Bolsa Gratuidade são reavaliadas semestralmente (modalidade Presencial) e trimestralmente (modalidade EaD) pelo quesito de rendimento acadêmico que deve ser, no mínimo, de 75% de aproveitamento (notas/faltas) e anualmente analisa-se o perfil socioeconômico familiar, devendo o estudante cumprir com os prazos pré-fixados pela instituição. Edital Serviço Social UNISAL –  Regulamenta o procedimento e períodos de renovação de Bolsa ProUni e Bolsa Gratuidade Clique para fazer download do Edital Edital Serviço Social UNISAL – Regulamenta a prorrogação das inscrições de renovação de Bolsa ProUni e Bolsa Gratuidade. Clique para fazer download do Edital