Ex-aluno do UNISAL realiza palestra para mobilizar jovens ao voluntariado

Maratona-Unisalst-15-05-2019 (12)O Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL, Unidade São Paulo, Campus Santa Teresinha, recebeu o ex-aluno do curso de Pedagogia, Luiz Fernando Moura Brito, no evento Desafio UNISAL. Em palestra, o ex-aluno apresentou uma proposta desafiadora para alunos do curso de Administração.

O objetivo foi motivar esses estudantes a criarem oficinas, palestras ou workshops sobre temas debatidos durante o curso, para aplicação concreta no projeto social Centro para Juventude (CJ), em que ele atua.

Atualmente, Luiz Fernando, é coordenador do CJ, atendendo 60 (sessenta) adolescentes de 15 a 17 anos, que faz parte do Centro Social Nossa Senhora Aparecida, na região do Jd. Peri, área de grande vulnerabilidade na Zona Norte da cidade de São Paulo.

As oficinas criadas abordaram temas como Realização Pessoal, Ser feliz com o que se faz, Carreira, Metas pessoais e profissionais e a utilização da tecnologia no Marketing Pessoal.

O aluno Thiago José da Silva, do sétimo semestre, abriu a apresentação de seu grupo afirmando conhecer a realidade desses jovens, para os quais “não falta energia, não falta motivação, não falta dedicação”. “É importante considerar os adolescentes e jovens do projeto como diamantes que precisam ser lapidados. Precisamos enxergar o que eles tem de melhor, o seu potencial, a sua vocação”, afirmou.

Preocupada com a continuidade da proposta, a aluna Inessa Evellyn Ferreira de Oliveira, também do sétimo semestre, emocionou-se ao cobrar seus professores e a Instituição para que este projeto não fique apenas no papel, mas que seja concretizado.

Segundo a Profª Karen Simões Monteiro, responsável pela Extensão, o próximo passo é o ajuste das oficinas e a inscrição dos alunos para a primeira visita ao UNISAL, para criar uma aproximação.

O debate resultante da experiência vivenciada pelos alunos de Administração como voluntários no CJ determinará os próximos passos desta parceria entre o UNISAL e o Centro Social.

“O evento possibilitou a criação de empatia entre nossos alunos e o projeto em questão”, afirmou o professor Luciano Roberto de Castro Munari, um dos idealizadores do Desafio UNISAL.

Luiz Fernando comentou sobre o potencial dos alunos em realizar ações sociais e afirmou que “o  evento serviu para motivar e sensibilizar os alunos para projetos extensionistas”.

“Nessas horas, vemos concretamente o amadurecimento dos alunos. É interessante notar que eles utilizaram, além de temas, técnicas da área de administração na construção das propostas”, comentou o Prof. Vicente Nogueira Filho, também envolvido no projeto.