1º Simpósio de Teologia

24/11/2018

3. Horário

topo-simpósio de teologia

A obra Introdução ao Cristianismo de J. Ratzinger (depois Bento XVI) foi publicada em 1968. O livro nasceu das aulas dadas pelo jovem teólogo alemão em 1967 para os estudantes de teologia da Universidade de Tübingen, abertas também para párocos, religiosos e simples fiéis. Isso já mostra o caráter aberto e vivo da teologia de Ratzinger que ele contém, pois a fé não é somente para alguns iniciados, eruditos. A intenção do então professor bávaro ao escrevê-la era precisamente “ajudar a compreender de uma nova maneira a fé como possibilidade de uma verdadeira existência humana no mundo de hoje…”. Permanecer na fé e compreendê-la é indispensável para alcançar a plenitude de vida que Cristo prometeu. É o que ele nos ensina na Introdução. Por isso hoje, 50 anos depois de sua aparição, ela mantém a sua atualidade, pois a clareza e a beleza de sua linguagem continuam a mostrar que o cristianismo não é um artefato de museu, mas uma experiência, um encontro com o Deus Vivo e com Seu Filho.

Assim sendo, o UNISAL convida a aprofundar-se nesta obra teológica que está entre as mais importantes do século XX, pois ela leva ao “conhecimento da fé” da Igreja, que nos “introduz na totalidade do mistério salvífico revelado por Deus” (Bento XVI, Porta fidei, n. 10).

O evento será dia 24 de novembro, às 8h30, e conta com a presença de Rudy de Assunção, maior referência do estudo de Ratzinger no Brasil!

Conheça Rudy Albino de Assunção (UNICATÓLICA Quixadá – Ceará)

Natural de Gravatal, SC. Bacharel em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque, Mestre e Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez seu Doutorado Sandwich na Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha). Professor Universitário. É um dos autores e organizadores da obra “O primado do Amor e da Verdade”. Organizou os quatro tomos do Homiliário de Bento XVI, Um caminho de Fé antigo e sempre novo. É autor das obras “Bento XVI, a Igreja Católica” e “Espírito da Modernidade”.

8h30 • Credenciamento e Apresentação Musical
9h • 1ª Palestra: Síntese do itinerário biográfico-acadêmico do Teólogo Joseph Ratzinger
10h30 • Intervalo
11h • Mesa-redonda