Organizando um cuidado garantidor de direitos para adolescentes com problemas com drogas

Unidade do Evento: Lorena / São Joaquim

Rua Dom Bosco, 284 - Centro - Lorena/SP - 12600-100

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    11/06/2021

  3. Horário

    Das 09h às 11h

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    11/06/2021

  3. Horário

    Das 09h às 11h

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, em parceria com IBDCRIA-ABMP, convidam para o evento on-line “Organizando um cuidado garantidor de direitos para adolescentes com problemas com drogas”, que ocorrerá em 11 de junho de 2021.

Sobre o Evento

O evento insere-se na série de debates travados pelo IBDCRIA-ABMP, em parceria com o UNISAL, sobre temas contemporâneos do direito da criança e do adolescente. A aplicação de medida de acolhimento, quando não resulta no esperado retorno da criança ou adolescente à sua família, ainda que extensa, ou na colocação em família substituta, demanda a garantia de direitos que promovam a autonomia. Trata-se de campo sob intensa pressão por aprimoramento, diante de diversas análises das vulnerabilidades a que são expostos esses jovens quando deixam os serviços. Refletir uma pauta de direitos e políticas de suporte a esses adolescentes e jovens é, portanto, tarefa premente e demanda um envolvimento direito e consistente dos próprios sujeitos neste debate. Por isso, o evento procurará debater essas perspectivas com jovens egressos de serviços de acolhimento da capital de São Paulo, em toda sua diversidade, como emblemáticas de uma proposta mais ampla para o Brasil.

Organizadores:

Programação

9:00  Prof. Dr. Antonio Wardison, pro-reitor de extensão do UNISAL e, como mediador do debate e representante do IBDCRIA-ABMP,  Marcelo Dayrell Vivas, Defensor Público do Estado (SP). Mestre em Direitos Humanos pela USP. Pesquisador em Direito Sanitário e Saúde Coletiva.

9:10 Profa. Dra. Luciana Togni de Lima e Silva Surjus. Terapeuta Ocupacional, Doutora em Saúde Coletiva. Docente no Programa de Pós Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da Unifesp. Coordenadora do Observatório Internacional de Práticas de Gestão Autônoma da Medicação e Vice coordenadora do Observatório do Uso de medicamentos e outras drogas. Coordenadora da Comissão Permanente de Política Públicas do Crefito3. Conselheira do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas de Santos.

9:30 Riva Karla vieira. Psicóloga em Recife/PE. Mestre e gestora em saúde mental. Supervisora de CAPS ADIJ III. Militante da reforma psiquiátrica brasileira.

9:50 Alexandre Moreno Sandri, psicólogo, mestre em Psicologia Clínica pela USP, Coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do município de Jundiaí-SP

10:10 debates

10:30 encerramento

Conferência On-line: https://youtu.be/6ZrcUYiOEk4

Informações

E-mail – extensao.lorena@unisal.br

Certificado

Para ter acesso ao Certificado de Participação é necessário realizar inscrição neste evento.