Memória Coletiva e Patrimônio Histórico na formação da identidade social

10/11/2018

3. Horário

Das 9h as 12h

A memória é um direito básico para o exercício da cidadania, da democracia e da justiça, bem como elemento fundamental para a soberania popular. A negação do acesso a ela viola o direito ao conhecimento e o exercício do pensamento autônomo e crítico do cidadão; bloqueia-se a livre circulação das ideias e, com isso, a difusão cultural e fomento do saber. Nesse sentido, entende-se que as reflexões e conhecimentos surgidos a partir da memória podem ampliar a construção da pessoa, nos âmbitos da cultura e da cidadania.

9h30 – Credenciamento
10h00 – Palestra
12h00 – Encerramento

Me. Jean Camoleze
Gestor Público, Educador e Historiador, doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/Marília. Atuou como Professor da rede pública do Estado de São Paulo, Colégio Integrado Objetivo de Jarinu. Lecionou no Ensino Superior do Centro Universitário Anchieta. Foi Secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Jundiaí, Diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, do Centro de Memória de Jundiaí e Diretor de Cultura de Jundiaí. Coordenou o Programas de Projetos e Ações Sociais da Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista. Atualmente leciona a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica na Faculdade de Campo Limpo Paulista Pesquisador na área de Organização Arquivística, Memória, Cultura e Sociedade, Tipologia Documental e Produção Documental. Também é membro do Fórum Permanente de Debate entre Educação e Cultura do MinC.

Estudantes, professores e demais interessados