Introdução à Conservação Têxtil: Conhecer bem para preservar melhor

14h00 – Palestra
15h30 – Plenário

Joelma Leão
Graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas e Mestrado no Departamento de Multimeios/Unicamp, especializou-se em Tecnologia Têxtil (e histórica) e na Cadeia de Valor de Tecido e Confecção. Foi aluna do programa de Conservadores Têxteis da AbeggStiftung, Berna/Suíça e do CentreInternational d’ÉtudedesTextilesAnciens(CIETA), Lyon/França, além de outros cursos no Brasil relacionados ou não à área de conservação têxtil.
Atualmente trabalha junto a Aliança Francesa (Campinas) e é pesquisadora no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp.

Maurício Bidoli
Graduado em Moda pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, com formação em Conservação e Restauração em sua Interdisciplinaridade Museale Documentação e Registros Gráficos e Fotográficos de Acervos pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo – Instituto Cultural Arte Sacra. Foi aluno da Associação dos Alfaiates e Camiseiros do Estado de São Paulo e do Atelier Escola de Alfaiataria Maison Hirt.
Atua profissionalmente no Desenvolvimento Criativo de Moda, com destaque para concepção da costura e é sócio proprietário e administrador da Bidoli Conservação e Restauração de Bens Culturais.