Estado laico e religião: aproximações com o direito de crianças e adolescentes

Unidade do Evento: Americana / Maria Auxiliadora

Av. de Cillo, 3500 - Pq. Universitário - Americana/SP - 13467-600

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    09/04/2021

  3. Horário

    09h00

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    09/04/2021

  3. Horário

    09h00

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, em parceria com IBDCRIA-ABMP, convidam para o evento on-line “Estado laico e religião: aproximações com o direito de crianças e adolescentes”, que ocorrerá no dia 09 de abril de 2021.

SOBRE O EVENTO

O evento insere-se na série de debates travados pelo IBDCRIA-ABMP, em parceria com o UNISAL, sobre temas contemporâneos do direito da criança e do adolescente. O debate em torno da laicidade do Estado na garantia de direitos de crianças tem sido um tema recorrente na atualidade. Há diversos fenômenos sociais em que se vê agrupamentos religiosos procurando trazer sua visão de mundo aos modos de proteção de crianças e adolescentes e, consequentemente, impactando as formas de garantia de direitos. A aula magna do professor Roberto Romano procurará ajudar a dar os parâmetros de reflexão desses fenômenos.

Organizadores

PROGRAMAÇÃO

09h00 – Abertura:

Prof. Dr. Antonio  Wardison C.  da Silva. Pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do UNISAL.

 

 

Expositor:                                                                                                                                        

Prof. Dr. Roberto Romano da Silva –  Doutor em Filosofia – L’École des Hautes Études en Sciences Sociales (1978). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Ética e Política, além de História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, democracia- ciência politica, crise universitária, crise política, religião e universidade pública.

Debatedores:

Marcelo Lucena Diniz. Defensor Público no PR, atuando junto ao Fórum Descentralizado de Santa Felicidade – Curitiba. Graduado em Direito pela UNESP, mestrado em História pela UNESP. Foi coordenador do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Paraná. Foi Coordenador do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública do Paraná

 

 

Raul Araújo. Psicanalista, pesquisador associado à Universidade Strathclyde – Escócia, é associado do instituto brasileiro de direito da criança e do adolescente. Doutorando em Filosofia Política na European Graduate School e em Medicina pela UNIFESP,  com Mestrado em Estudos de Reconciliação pelo Trinity College of Dublin).

 

LOCAL DO EVENTO

Este evento será transmitido on-line pelo canal Extensão UNISAL, no Youtube.

 click no link para acessar: IBDCRIA-UNISAL-YOUTUBE

INFORMAÇÕES

E-MAIL: extensao.americana@unisal.br 

INSCRIÇÕES