Colóquio: Mulheres a frente dos equipamentos de cultura e o futuro das instituições culturais para os próximos anos

Unidade do Evento: São Paulo / Liceu Coração de Jesus

Largo Coração de Jesus, 154 - Campos Elíseos São Paulo/SP - 01215-020

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    09/03/2019

  3. Horário

    09h00

  1. Tipo de Evento

    Gratuito

  2. Data

    09/03/2019

  3. Horário

    09h00

Comemorado em 8 de março, o dia Internacional da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

O evento tem como objetivo ressaltar a importância do papel das mulheres na sociedade e promover a equidade de gênero no meio cultural, apresentando figuras que se mostraram fundamentais em organizações desse segmento ao longo do tempo.

Além disso, abordaremos o futuro das instituições culturais para os próximos anos

Palestrantes

Helen Altymayer – Graduada em Administração (2004) e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (2016) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é coordenadora de Arte e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde faz a gestão do Centro Histórico e Cultural Mackenzie e também das atividades de Artes Cênicas e Musicais. Tem experiência na área de administração, com ênfase em Administração de Empresas. Trabalhou onze anos na Gerencia de Responsabilidade Social e Filantropia do Mackenzie onde teve vivência em atividades de pré-análise, elaboração e implantação de projetos socioeducacionais e ambientais desenvolvidos internamente ou em parceria realizados em todo o Brasil, bem como, desenvolvendo ações de voluntariado.

Luciana Nemes – Graduada em Educação Artística e Pós-Graduada em Museologia pela Universidade de São Paulo – USP em 2006, Possu trabalhos expressivos com destaque para o desenvolvimento do projeto museográfico do Museu da Historia do Estado de São Paulo – MHSP, implantação do Museu do Holocausto – Curitiba, e de projeção internacional como “Caravaggio e seus seguidores”, mostra itinerante – Belo Horizonte e São Paulo através da Base 7 Projetos Culturais. Coordenadora do Museu da Energia de São Paulo.

Marilia Bonas – Historiadora e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Lisboa. Atua há 17 anos nas áreas de pesquisa, documentação, curadoria e gestão de instituições culturais. Foi diretora técnica e executiva do Museu do Café e do Museu da Imigração. Atualmente, coordena o Memorial da Resistência de São Paulo.

Cecilia Machado – Historiadora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É especialista em história da arte e em história da indumentária. Trabalha com memória institucional há 25 anos. Exerceu atividades como historiadora e como museóloga em diversas instituições públicas e privadas. É coordenadora de produção museológica e responsável por diversos projetos de implantação de museus e centros de memória Coordenadora do Curso Técnico de Museologia da Etec Pq da Juventude – Mediadora


PROGRAMAÇÃO

  • 09h00
    Credenciamento
  • 09h30
    Roda de Conversa
    Mulheres a frente dos equipamentos de cultura e o futuro das instituições culturais para os próximos anos
  • 11h00
    Encerramento
    Apresentação Musical “Coral Ilu Obá de Min”
*Os certificados serão em formato digital para envio por e-mail