Colóquio Fé e Razão – Espiritualidade como Cura

16/09/2020

3. Horário

Sobre o evento

Tendo em vista a complexa realidade a qual estamos inseridos, o colóquio tem o objetivo de valorizar e refletir sobre a dimensão espiritual, dando significado a algumas interrogações humanas associadas aos valores, estilos de vida e crenças em Deus.

19h – Abertura

19h10 – Palestra “Espiritualidade como Cura”

Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo Ferreira Toniol

Graduado em ciências sociais, mestre e doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou parte de seu doutoramento no programa de antropologia da University of California San Diego (UCSD). Foi pesquisador visitante no Global Health Institute da UCSD, nos Estados Unidos, no Ciesas/Guadalajara, no México e na Universidade de Utrecht, na Holanda. Realizou estudos de pós-doutorado no departamento de filosofia e estudos de religião da Utrecht University, Holanda. Atualmente é professor no departamento de antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unicamp. É presidente da Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (2018- 2022). Coordena do projeto de pesquisa Espiritualidade institucionalizada, apoiado pela Fapesp na modalidade Jovem Pesquisador. É editor do periódico Debates do NER e foi o responsável pela edição do Boletim Cientistas Sociais e Coronavirus (ANPOCS). É membro da Cátedra Roberto Cardoso de Oliveira (Unicamp/Brasil – Ciesas/México) e do Comitê de Pesquisa de Sociologia da Religião da Sociedade Brasileira de Sociologia. Suas pesquisas privilegiam os seguintes temas: corpo, saúde, ciência e religião. Entre seus trabalhos, destacam-se as funções de editor e autor da Encyclopedia of Latin American Religions (ed. Springer), a autoria dos livros On the nature trail (ed. N.Science Publishers, 2015) e Do espírito na saúde (Ed. LiberArs, 2018); além da organização, entre outras, das obras: Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos (Ed. Unicamp, 2018), Como as coisas importam: uma abordagem material da religião (ed. UFRGS, 2019) e Entre trópicos : Diálogos de estudios Nueva Era entre México y Brasil (Casa Chata, 2018). Escreve para Estado da Arte, do jornal Estado de S. Paulo e também para o Jornal de Toronto.

Evento Online

Este evento será transmitido online pelo canal Extensão UNISAL, no Youtube.

Link de acesso: https://youtu.be/rwNtwBEbnQM