Ciclo de Debate 2021 Educação das Relações Étnico-Raciais

10/05/2021

3. Horário

19h00

A Pró-reitoria da Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, convida para o Ciclo de Debate 2021 Educação das Relações Étnico-Raciais. Que ocorrerá no dia 10 de Maio de 2021, pelo canal da Extensão UNISAL, Youtube às 19h.

SOBRE O EVENTO

O Ciclo de Debates tem como objetivo capacitar profissionais para ensinar e investigar a história do continente africano e sua contribuição para a identidade brasileira. Permitindo aos participantes construírem uma visão integrada acerca da história e da cultura da África e do Brasil, contribuindo para destacar e valorizar a importância dos negros nas áreas social, econômica, cultural e política do Brasil.

Tema: Moçambique: fotografia documental e literatura

10/05/2021 às 19h

Convidados:

Mauricio Silva possui doutorado e pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo; é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, na Universidade Nove de Julho (São Paulo); atuou como pesquisador da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (2012-2013) e como pesquisador-residente da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (2016-2017). Traz como proposta de discussão: apresentar algumas obras e autores que atuam na encruzilhada de uma cultura múltipla e híbrida, na qual o estar-à-margem significa menos um fatalismo localista e mais uma possibilidade de diálogo intercultural.

Anderson Rogério Junque é Mestre em Educação pelo UNISAL (2020), onde desenvolveu um estudo sobre a fotografia documental e a educação; é graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo UNISAL (1999) e em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Unimep (2011). Já assinou três mostras fotográficas: “Santa Olímpia: vida e religiosidade” (2010), “Missão Mato Grosso” (2014) e “Missão Moçambique” (2015) – ambas vencedoras do prêmio destaque cultural da Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste. Traz como proposta de discussão: apresentar possibilidades, onde a experiência existencial, somado ao arcabouço teórico, que indiquem caminhos, efetivos, para a humanização das relações, utilizando-se da fotografia documental como instrumento de acesso.

Mediador:
Francisco Evangelista . Doutor e Mestre em Educação. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do UNISAL. Atua nos seguintes temas: Educação Sociocomunitária, Educação Social, Pedagogia Social, Educação Salesiana, Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação e Direitos Humanos, Educação de Jovens e Adultos e Ensino da Filosofia.

Este evento será transmitido online pelo canal Extensão UNISAL, no Youtube.
Clique no link para acessar ao evento   Extensão UNISAL – YOUTUBE
E-mail – extensao.americana@unisal.br

Venha participar conosco – click aqui para se inscrever