Estudantes da Colômbia realizam semana de intercâmbio no UNISAL

Publicado em: 18/10/2019

A unidade Campinas recebeu os estudantes que também participam da XIX Mostra Científica e VIII Seminário de Extensão, na unidade Lorena

Dez estudantes da Fundación Universitária Antonio de Arévalo –UNITECNAR, e três estudantes do Instituto Superior de Educacion Rural – ISER realizam um intercambio com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, unidade Campinas, Campus São José, de 14 a 20 de outubro.

A ação faz parte do programa de internacionalização do UNISAL, que ao longo do ano recebe e envia alunos à instituições superiores com quem realiza parceria educacional.

De acordo com a A Profa. Dra. Zaida Jova Aguila, coordenadora de iniciação científica e docente dos cursos de Engenharia do UNISAL, este intercâmbio acadêmico e cultural foi projetado para culminar com a apresentação de 22 artigos na XIX Mostra Científica e o VIII Seminário de Extensão, que será realizado na unidade Lorena, em 19 de outubro.

“Os alunos da UNITECNAR e ISER participam de várias atividades em Campinas, antes de participarem do evento na unidade Lorena, como proposta de enriquecimento do conhecimento deles”.

Os alunos do intercâmbio participam da Feira  Internacional de Automação (ISA) e visitas técnicas ao Laboratório de Luz Sincrotron, Estação de Tratamento de Água de Campinas – SANASA  e do Encontro de Internacionalização com estudantes de Engenharia do Campus São José.

Thiago Barbosa é aluno do 8º semestre do curso de Engenharia de Computação no UNISAL, unidade Campinas e, recentemente, participou de um intercâmbio com a UNITECNAR, indo à Colômbia.

“Ter a oportunidade de inverter os papéis , está sendo muito gratificante. Estive na Colômbia e, agora, posso apresentar o meu país, a cultura e as pesquisas que desenvolvemos aqui no UNISAL. Estamos, como alunos e professores, compartilhando nosso conhecimento e nossos projetos, e recebendo sugestões, o que agrega tanto no aspecto de formação cultural, como profissional”, afirma.

O intercâmbio foi organizado com todo apoio e suporte da direção da unidade Campinas, Campus São José, na pessoa do Prof. Anderson Barbosa, Diretor de Operações, do Ir. Marcelo Santos, Diretor Financeiro e a equipe da Pastoral da Universidade (PdU).

“O intercâmbio possibilita a troca de experiências e projetos entre alunos e docentes da UNITECNAR e do UNISAL; esse primeiro momento presencial terá continuidade com trabalhos de pesquisas e projetos conjuntos, favorecendo o protagonismo de nossos alunos”.