Equipes do Atendimento Integrado do UNISAL participaram de Encontro em Campos do Jordão

Publicado em: 06/01/2020

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, realizou nos dias 3 e 4 de janeiro, o Encontro do Atendimento Integrado 2020, reunindo os colaboradores das cinco Unidades do UNISAL: Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba e São Paulo, e colaboradores da Secretaria Geral, que atuam na Reitoria (SP).

O evento foi realizado em Campos do Jordão (SP), na Vila Dom Bosco. Entre palestras e dinâmicas, os participantes vivenciaram oportunidades de crescimento, capacitação, avaliação e autoavaliação, para que o início dos trabalhos em 2020 possa ser realizado com qualidade.

De acordo com Valquíria Vieira, secretária geral, responsável pela Secretaria Geral e pelo Atendimento Integrado do UNISAL, o objetivo do evento foi promover envolvimento e comprometimento dos colaboradores,valorizar todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano de 2019 pela equipe do Atendimento Integrado, reforçando o atendimento de excelência, com foco no aluno, agilidade, eficácia e cordialidade.

“Desde o começo do planejamento anual da Reitoria e, posteriormente, com a participação dos colaboradores das Unidades, o UNISAL escolheu o aluno como centro e atenção de todas as suas atividades. Um dos pilares dessa escolha é o atendimento de excelência ao aluno”, explicou a secretária geral Valquíria.

Desde maio de 2018, a Reitoria do UNISAL tem proposto melhorias no atendimento a candidatos, alunos e egressos. Em 2019 foi possível colocar em prática as estratégias, que estão fortemente vinculadas com a ênfase no aluno. “A partir de maio de 2018, a Reitoria realizou um trabalho próximo com as secretárias acadêmicas locais, para o diagnóstico e aperfeiçoamento desse serviço”, reforçou Valquíria.

O Atendimento Integrado tem a função de reunir, em um só lugar, as informações acadêmicas importantes para os alunos, oferecendo agilidade e excelência.

“Nossa proposta é integrar toda equipe das diferentes unidades, pois estamos trabalhando muito fortemente a integração do UNISAL, e consolidar essa transformação que fizemos no estilo de atendimento, totalmente focado no aluno e no protagonismo dele”, afirmou a Profa. Dra. Eliana Rodrigues, Pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação, sobre o Encontro.

Como palestrante e organizadora das dinâmicas, a Profa. M.ª Giseli Miranda, coordenadora de Pós-graduação em Psicologia do UNISAL, realizou atividades com os participantes, desafiando a criatividade, a habilidade de autoavaliação para melhorias individuais e no grupo de trabalho, e apresentou vídeos e exercícios para que cada colaborador entendesse o seu valor e seu papel fundamental dentro da instituição.

“Nossa expectativa era mostrar a importância do Atendimento Integrado e, ao mesmo tempo, integrar e capacitar. Os objetivos foram alcançados, pois, vimos os bons resultados durante as atividades, e todos estavam muito receptivos. O desafio, agora, é mantermos o desenvolvimento no dia a dia, buscando sempre o melhor resultado”, afirmou a Profa. Giseli.

Durante o Encontro, o Reitor do UNISAL, P. Eduardo Capucho, falou aos presentes sobre os desafios de superarmos nossas limitações e atender o aluno dando a ele mais do que ele precisa no atendimento. Para o Reitor, o Atendimento Integrado tem a importante missão de acolher, escutar e solucionar as dúvidas dos alunos, sempre com empatia e comprometimento.

“O Sistema Preventivo de Dom Bosco está baseado em 3 pilares, que são Religião, Razão e Amorevolezza. Esse sistema pode ser aplicado no Atendimento Integrado, pois, a partir do momento que agimos preventivamente, entendemos a situação do outro. Esse é o nosso modo de sermos protagonistas na atividade de atendimento.

Nosso desafio para 2020 é perceber a grande extensão do Atendimento Integrado, pois, o mesmo não está preso ao seu terminal de trabalho, mas se estende às ferramentas tecnológicas, na procura de atividades para os alunos, ou seja, nós procuramos oportunidades, e não problemas”, concluiu P. Eduardo Capucho.