Engenharias do UNISAL promovem ações de incentivo à formação

SEMANA DAS ENGENHARIAS SEGUNDO DIA (4).jpg site destauqeOs Cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção  e Civil do UNISAL, reconhecidos pelo selo mundial CDIO de qualidade em inovação e ensino, promoveram ao longo de 2018 inúmeras atividades com intuito de favorecer as práticas e teorias do mercado de trabalho para a realidade e os anseios do futuro engenheiro dentro da instituição de ensino superior.

Para os que escolheram o UNISAL a certeza é de um atendimento diferenciado, em que o aluno é protagonista de seu próprio futuro. E, sendo assim, a parceria dos professores, da coordenação e a inteiração de todas as engenharias promovem aquilo que se pode chamar de uma grande rede de ensino, pesquisa e extensão.

O ensino se mostra nas aulas práticas, na conversa com os docentes sobre o conteúdo passado em sala de aula e nas avaliações de empenho de ambos os lados: docentes e discentes. A Pesquisa e a Extensão  concretizam-se nos projetos promovidos pelas Bolsas de Iniciação Científica (BIT-Sal), (BIC-Sal), (PIBIC-Sal),(BEXT-Sal) entre outras iniciativas. E também se faz presente nos Projetos AeroUNISAL, Celeritas, Uniação, XBots, por exemplo.

Além de todo este currículo inovador e prático, os cursos promovem, ainda, promovem as visitas técnicas.

Ao longo do ano, conheceram inúmeras obras e instalações de repercussão nacional, como a duplicação da Rodovia dos Tamoios, em abril, e, em outubro, a Usina de Itaipu, visita a qual o Professor Thiago Bimestre dos Cursos de Engenharia do UNISAL, avalia como sendo de grande importância, pois concilia a técnica na conciliação das aulas teóricas com a aproximação da prática e do mercado profissional. “A gente consegue, com isso, estabelecer um suporte para a iniciação científica por meio da observação, bem como pela motivação de alunos e professores”.

Visitar Itaipu teve grande relevância por ser uma das maiores obras de engenharia do mundo, desenvolvida por brasileiros e paraguaios. Os Alunos e Professores conheceram a instalação em  pleno funcionamento, a dinâmica, a organização e todos os fatores teóricos implícitos nela.

E por falar em proximidade com o mundo, sociedade, mercado de trabalho, os Cursos de Engenharia promoveram entre 08 e 11 de outubro a semana anual dos Cursos.

A Engenharia de Produção trouxe como um dos convidados para o I Production Week, a Palestra de abertura: “Introdução à Indústria 4.0 e Manufatura Aditiva, com Filipe Corrêa Pinto.

A Engenharia Civil do UNISAL apostou em palestras e a realização de cursos e oficinas. E contou com Carlos Minoru, da Lótus Implantação de Projetos, para descrever as etapas de  gerenciamento de projetos .

As Engenharias Elétricas e Eletrônicas contaram, entre tantos participantes, com a coach, Dayani Rousseau, para ajudar alunos sobre o perfil profissional do engenheiro.

E o painel solar e a valorização das energias renováveis foram uma das atividades da Engenharia Mecânica ao convidar o empresário e patrocinador do Projeto Celeritas, Washington Tristão, para falar sobre as novidades nessa área de sustentabilidade. Confira as fotos AQUI.

O reconhecimento dos Cursos se reflete no desempenho dos Alunos no mercado de trabalho e também é de responsabilidade do alto nível atribuído aos docentes. “Sempre estamos nos atualizando para nosso Aluno e para a sociedade em que ele está inserido”, avalia a Coordenação do Curso, ao exemplificar com a participação dos professores em palestras de formação e cursos internacionais  de inovação, liderança e prática do ensino.

Neste mês de novembro as bancas de Trabalho de Conclusão de Curso terão início. E mais engenheiros competentes, com habilidades, atitude, valores e ética dentro da formação integrada salesiana, estarão atuando no mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o CDIO

Os Cursos de Engenharia do UNISAL Lorena são os únicos no Brasil a possuírem o Selo CDIO.

A iniciativa CDIO é uma estrutura educacional internacional e inovadora baseada em uma premissa comumente compartilhada em que Graduados em Engenharia devem ser capazes de Conceber, Projetar, Implementar e Operar sistemas de Engenharia de alto valor agregado em um ambiente, por meio do trabalho em equipe para criar sistemas e produtos.

E sobre os Cursos das Engenharias UNISAL

Acesse: www.unisal.br/vestibular/