Encontro “Vocacionados e Vocacionadas à Solidariedade”

Publicado em: 05/10/2020

* Jéssica Terezinha do Carmo Carvalho

A Pastoral da Educação Universitária da diocese de Lorena, realizou em 22 de agosto de 2020 o “Encontro vocacionados e vocacionadas à solidariedade”, reunindo as instituições de ensino superior desta diocese: UNISAL, UNIFATEA, EEL/USP, Faculdade Canção Nova e Faculdade Serra Dourada, com cerca de 50 participantes.

O encontro foi realizado com o objetivo de apresentar algumas ações de solidariedade desenvolvidas em tempos de pandemia, convidando alunos e demais participantes destas instituições a contribuir com ações solidárias, por meio da doação de alimentos, roupas e brinquedos, via depósito bancário.

A doutoranda em engenharia Camila Cezar Grillo da EEL/USP participou da abertura do encontro com uma oração, seguida da fala sobre vocação, conduzida pela Ir. Claudia Regina Correia Ribeiro – FMA, do UNIFATEA.

Em seguida foi apresentado um vídeo do “Mercadinho Solidário”, um projeto do CEDESP Lorena (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos), local onde as doações foram direcionadas. Lá, eles ajudam as famílias que já são acompanhadas pela obra, e a meta é dar continuidade ao mercadinho e receber ainda mais famílias para ajudar.

A partir disso, a Tayane Ketly da Silva Farias, coordenadora pedagógica do CEDESP Lorena, a Tayná Ribeiro Toledo, assistente de Pastoral do CEDESP Lorena, e o Jhonatas Gianelli, aluno UNISAL, que contribuem com o “Mercadinho Solidário”, compartilharam sobre a experiência na ação, falaram sobre o surgimento do mercadinho, o processo de seleção e de atendimento das famílias na instituição, bem como os recursos realizados para arrecadação de alimentos e as possíveis formas de doações.

Em seguida, o professor Rosinei Batista Ribeiro, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA), também apresentou ações de solidariedade em tempos de pandemia no UNIFATEA, em conjunto com a faculdade Serra Dourada e a Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP), por meio da fabricação de face shields/protetores faciais (Equipamento de Proteção Individual – EPI) em impressoras 3D.

O encontro foi finalizado com uma fala e benção do Padre Sérgio Baldin Júnior, coordenador da Missão Institucional do UNISAL, unidade de Lorena.

A grande missão do encontro, de acordo com a Pastoral da Educação Universitária da diocese de Lorena foi colaborar com estas ações, pois, somos todos vocacionados e vocacionadas à solidariedade.

*Texto escrito por Jéssica, assistente de Pastoral, Unidade de Lorena, com apoio: Padre Sergio Augusto Baldin, coordenador da Missão Institucional, Ir. Silvana Soares, UNIFATEA e Marcela de Cássia Andrade, assistente de Pastoral.