Em Campinas, Decida-se reúne mais de 500 estudantes

Publicado em: 10/10/2019

Evento aconteceu em todas as unidades do UNISAL

Em 3 de outubro, o UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Campinas, recebeu pouco mais de 500 estudantes do Ensino Médio, acompanhados por quase 30 professores, de escolas localizadas em Campinas e região metropolitana para participar do Decida-se, evento promovido anualmente em todas as unidades do UNISAL (Americana, Campinas, Lorena e São Paulo). Clique aqui para ver as fotos.

Realizado em 2019 no Campus São José, o Decida-se proporcionou aos jovens a vivência de experiências práticas sobre as carreiras que pensam seguir a partir dos próximos anos. Foi uma oportunidade de ouro tanto para aqueles que já decidiram qual curso superior seguir – e assim puderam conhecer mais sobre a profissão escolhida – quanto para os indecisos – esses aproveitaram para tirar dúvidas e aprender mais sobre as carreiras.

Acolhida com o diretor da unidade

Para o diretor da unidade Campinas, professor Anderson Barbosa, o evento procurou fazer integração com os candidatos e os professores do UNISAL, gerando experiências práticas sobre os diversos cursos. “Foi ótimo, também, conversar com os docentes das escolas que acompanharam os alunos no Decida-se, criando uma integração muito positiva. Este é um momento importante de conhecimento e escolha profissional para os jovens do ensino médio, e estamos felizes em colaborar com eles”.

À medida que chegavam ao UNISAL, os estudantes eram recepcionados com muita animação pela banda de música e comédia Chorojass e o palhaço Duilho, além dos monitores da empresa parceira Licere e por professores, coordenadores e colaboradores do UNISAL, unidade Campinas. Foi oferecido um lanche, suco e bombons aos jovens enquanto aguardavam o início das atividades.

ACOLHIDA E ATIVIDADES

Experiência no laboratório

A acolhida oficial foi realizada na sequência, no auditório Ir. Artêmides Zatti, com breves falas do diretor de pastoral Pe. Toninho e do diretor de operações Prof. Anderson Barbosa, quando então, os estudantes foram direcionados para as oficinas específicas de cada curso: Administração/Ciências Contábeis, Biomedicina, Direito, Pedagogia, Psicologia, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

Enquanto os alunos se divertiam e aprendiam, os professores do UNISAL foram convidados a participar de um encontro de formação com a coordenadora de Pós-Graduação em Educação, professora Fátima de Benedictis Delphino.

DECIDA-SE

Anualmente, o Decida-se permite a aproximação da comunidade externa com o UNISAL, recebendo em suas Unidades alunos do Ensino Médio vindos de escolas públicas e particulares, assim como outras pessoas que desejam fazer uma graduação. Nas visitas monitoradas, os participantes podem conversar com coordenadores e professores dos cursos e participar de oficinas preparadas especialmente para que eles possam compreender melhor como será o processo formativo e a futura atuação na área de conhecimento escolhida, ajudando na tomada de decisão e escolha da carreira profissional.