ECOPLUG Celeritas promove energia sustentável no UNISAL

Publicado em: 06/06/2019

ECOPLUG CELERITAS SITERegina Cabette, professora do Curso de Engenharia Mecânica e Coordenadora do Projeto Celeritas do Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL, trabalharam e inauguraram, em maio de 2019, o Ecoplug Celeritas, juntamente com os alunos Gabriel Concentino (Engenharia Civil), Thaís Gabrieli e Silva (Engenharia Mecânica), Diogo Andrade e Fagner Santos (ex-aluno da Engenharia Mecânica) e Juliano Sabino (Engenharia Eletrônica).

O Projeto Celeritas , realizado por meio de parceria com uma empresa especializada na prática sustentável com uso da energia solar, conta com essa fonte de energia renovável para recarregar baterias de celulares e computadores dos alunos e de toda comunidade educativa, além das baterias dos carros produzidos para competições e para as pesquisas do Projeto Celeritas, dos Cursos de Engenharias do UNISAL.

Apesar de ser uma iniciativa dos cursos de Engenharia, o novo espaço, localizado no hall do Prédio Padre Mario Bonatti, em Lorena, é voltado para todos os cursos e todo o público que visita o UNISAL.

Gabriel Concentino, um dos alunos envolvidos na iniciativa, conta que o maior desafio do grupo foi conseguir os painéis solares, que são de alto custo. Por isso, a parceria com uma empresa especializada foi fundamental para a realização. Confira o vídeo de Gabriel Concentino .

O projeto UNISAL Celeritas foi criado em outubro de 2014 com uma equipe interdisciplinar de alunos das Engenharias, Direito, Administração e outros, com o objetivo de pesquisa e construção de um carro ecológico para duas pessoas (elétrico movido a energia solar, eólica e freio regenerativo). Apesar do alto custo dos equipamentos, a equipe nunca desistiu. O resultado de tanto esforço, dedicação e pesquisa, rendeu-lhes fruto. Em abril de 2018 o carro participou da competição GP Petrobras de Energia Sustentável em Interlagos (SP), competindo na modalidade Carro Elétrico, ficando em 4º lugar com o carro Eco Bonatti.

E saiba mais sobre o Projeto Celeritas e como usufruir desse espaço na Unidade Lorena, aqui.