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Conheça o Decida-se

O UNISAL abre suas portas para receber alunos do ensino médio e demais interessados em seus cursos já há vários anos, sendo que, nos últimos 10 anos este evento ganhou um nome próprio e um novo formato.

O Decida-se veio não só para diferenciar nosso evento com a fixação de uma marca, mas para afirmar um novo modelo, com foco no lúdico, na prática e no protagonismo de nossos futuros alunos, definindo assim, um evento que tem a cara do que fazemos em nosso dia a dia em sala de aula.

Nestes últimos 10 anos já passaram por nossas unidades mais de 25 mil alunos de escolas de nossas regiões.

Apresentar aos alunos do ensino médio nossos cursos e modelo de ensino, por meio de atividades lúdicas e práticas que reforcem o protagonismo dos mesmos e o conhecimento sobre as profissões e mercado de trabalho.

Neste ano, devido aos problemas derivados da pandemia do Covid-19, a sugestão é que façamos o Decida-se de forma on-line, oferecendo atividades ao vivo e algumas pré-gravadas aos alunos inscritos.

Teremos como vantagem a possibilidade de realizar o evento em todas as unidades no mesmo dia e horário, compartilhando assim as atividades previstas umas com as outras, reforçando o tamanho da nossa instituição e repartindo os investimentos e esforços.

As atividades continuarão tendo o formato prático, mesmo as pré-gravadas, como por exemplo, um júri simulado. As atividades ao vivo irão manter o formato “mão na massa”, que podem ser oficinas, workshops e outros formatos que proponham a interação dos alunos mesmo que de forma on-line, como por exemplo, na Administração onde os alunos poderão desenvolver negócios, ou criar produtos e serviços.

Em suma, a proposta do formato do Decida-se continua a mesma, com atividades que tenham nosso futuro aluno como foco e que sejam dinâmicas, práticas e desafiadoras.

Caberá a cada coordenação de curso, em conjunto com seus pares de outras unidades, desenvolverem uma atividade única.

Outra vantagem importante de ressaltar é que, agora expandimos nossas fronteiras, pois virtualmente podemos convidar escolas de cidades que antes eram inviáveis economicamente e teremos mais força, pois iremos trabalhar em grupo.

18 de setembro - das 09h às 14h

LORENA

Rua Dom Bosco, 284 - Centro - Lorena

Veja como foi a edição anterior do Decida-se em Lorena

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PROGRAMAÇÃO

Administração

09h às 12h - DESAFIO EMPREENDEDOR

Aproximar o UNISAL e, especificamente, o curso de Administração e o Centro de Empreendedorismo, de potenciais alunos, formandos de ensino médio e técnico da região, além de gerar mídia espontânea e reconhecimento por parte da comunidade local. Tudo isso alinhado a nossa proposta de ensino inovador, empreendedor e moderno.

CIÊNCIAS CONTABEIS

09h às 10h - DESAFIO DRE (DEMONSTRATIVO DOS RESULTADO DE EXERCÍCIO)

Apresentar de forma didática para os alunos de ensino fundamental e médio a importância da contabilidade para a tomada de decisões bem como elaborar uma DRE (Demonstrações dos Resultados de Exercício) apontada para questões cotidianas da vida do público alvo.

DIREITO

10h às 11h30 - CLUBE DE ARGUMENTAÇÃO

As duplas serão formadas aleatoriamente pela equipe de organização.
Cada dupla forma uma equipe, e deverá nomeá-la.
Formadas as duplas e enquadradas nas datas de debates, serão sorteados os respectivos temas, bem como as posições adotadas (tese X antítese).
Um único tema será sorteado para a todas equipes por fase, e cada debate ocorrerá em um momento predeterminado, com a participação de, ao menos, um tutor convidado/voluntário, integrante do Clube de Argumentação ou ex-aluno.
A organização disponibilizará tutorial para a realização dos debates.

EDUCAÇÃO FÍSICA

10h às 11h30 - PROVA I - Vídeo TIK TOK e PROVA II – KAHOOT

Reproduzir um vídeo do TIK TOK, envolvendo exercícios físicos, realizados no ritmo da música, preparados pela Professora Camila.
As escolas participantes disputarão, em um encontro presencial remoto, um quiz de questões relacionadas a um tema esportivo definido pela comissão organizadora, na Plataforma KAHOOT.

ENGENHARIA CIVIL

11h às 13h - CONSTRUINDO COM A ENGENHARIA CIVIL – DESAFIOS DE MAQUETES

O presente edital tem por objetivo propor a construção de uma maquete de uma residência, tendo como intuito desenvolver a criatividade, a pesquisa e o trabalho em equipe de estudantes do ensino médio. Para a confecção de tal maquete, poderão ser utilizados materiais reciclados e convencionais.

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

9h às 11h - 1º CONCURSO DE JOGOS DIGITAIS

O desenvolvimento de um jogo digital envolve diferentes conhecimentos, como a programação de computadores, a produção de arte visual, o desenvolvimento de enredos, além de exigir e estimular a criatividade e o planejamento.

9h às 11h - 1º TORNEIO DE ROBOCODE

Robocode é um jogo de competição entre robôs virtuais, que traz uma ideia original de aprender e exercitar uma linguagem de programação muito popular, que é chamada Java. Cada grupo competidor implementa métodos e eventos das ações que o robô deverá tomar. Vence nessa competição quem tiver a melhor estratégia

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

10h às 12h - CATAPULTA - PROJETO DE EXPERIMENTOS

Construir um equipamento capaz de lançar um projétil a distância (catapulta) onde variáveis possam ser modificadas com a finalidade de otimizar o processo. Os alunos deverão ser capazes de identificar quais as variáveis terão maior impacto no processo de lançamento do projétil e otimizar o mesmo processo. Propor o arranjo que resulta na maior eficiência de lançamento.

ENGENHARIA MECÂNICA

09h às 11h ELEVADOR HIDRÁULICO

Desenvolvimento de um Elevador Hidráulico aplicando o Princípio de Pascal no funcionamento, é esperado que o aluno consiga atingir os seguintes objetivos:

• Desenvolver um sistema de elevação com seringas;
• Explicar os conceitos envolvidos no projeto;
• Escolha do fluido;
• Apresentação do projeto;
• Ser criativo;
• Aplicar o projeto em algum sistema funcional.

HISTÓRIA

13h às 14h - PELOS CAMINHOS DA HISTÓRIA: DESAFIANDO NOSSO CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL DE 1500 A 2021

Jogos e brincadeiras são considerados importantes no processo de ensino-aprendizagem, pois vários são os sentidos que utilizamos quando estamos executando atividades desta natureza.

PEDAGOGIA

13h às 14h - CONTAÇÃO DE FÁBULA ATUALIZADA NO CONTEXTO DE PANDEMIA

Possibilitar aos futuros universitários o contato e conhecimento sobre uma atividade essencial para a docência e que favorece o desenvolvimento de crianças da Ed. Infantil e Ensino Fundamental - anos iniciais, tendo em vista uma formação integral e para a cidadania.

PSICOLOGIA

11h às 12h30 - BATE-PAPO PARA ALINHAR VOCAÇÃO E ESCOLHA PROFISSIONAL

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25 de setembro - das 09h às 14h

AMERICANA | CAMPINAS | PIRACICABA

Av. de Cillo, 3.500 – Pq. Novo Mundo

PROGRAMAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA – Proposta 1 e Proposta 2

09h às 10:30h - VIVENCIANDO A DANÇA – ELABORAR COREOGRAFIA (INDIVIDUAL OU EM GRUPO)

Escolher uma música alegre que que seja do seu gosto, chamar seu grupo para elaborar os movimentos ou realizar individualmente.

09h às 10:15h - JOGOS E BRINCADEIRAS – DO MOVIMENTO PARA O VIRTUAL (INDIVIDUAL OU EM GRUPO)

Escolher um jogo a brincadeira infantil que contemple o movimento (pega-pega; pular corda, pião, etc) e apresentar um vídeo de execução.

DIREITO

10h às 11:30h - CLUBE DE ARGUMENTAÇÃO

Pena de morte: bandido bom é bandido morto?

PEDAGOGIA

11h às 12h - CONTAÇÃO DE FÁBULA/HISTÓRIA ATUALIZADA NO CONTEXTO DE PANDEMIA

Possibilitar aos futuros universitários o contato e conhecimento sobre uma atividade essencial para a docência e que favorece o desenvolvimento de crianças da Ed. Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, tendo em vista uma formação integral.

PSICOLOGIA

10h às 11h - QUE SONHO É O MEU? OFICINA DE PROJETO DE VIDA

Uma das práticas da Psicologia envolve promover espaço de reflexão aos jovens para pensar sobre Projeto de Vida e Escolha Profissional. Assim, essa proposta além de demonstrar a atuação do psicólogo na prática.

ARQUITETURA E URBANISMO

13h às 14h - PROJETANDO A CIDADE – DESAFIOS DE PAINÉIS

Propor a construção de um painel que represente o que é uma cidade para você, tendo como intuito desenvolver a criatividade e a pesquisa de estudantes do ensino médio. Para a confecção de tal painel, poderão ser utilizados materiais reciclados e convencionais.

ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE – ENGENHARIA ELÉTRICA

10h às 11:30h - DESAFIO DE ROBÓTICA MÓVEL – CORRIDA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS AUTÔNOMOS

Propor a construção de um veículo elétrico autônomo em escala. A proposta irá permitir aos estudantes do ensino médio trabalhar os princípios da robótica móvel, aspectos básicos de controle elétrico-eletrônico, além de desenvolver a criatividade, o potencial para encontrar novas propostas e soluções para um dado problema e, principalmente, o espírito do trabalho em equipe.

ENGENHARIA CIVIL

09h às 10h - CONSTRUINDO MAQUETES DE BARRAGENS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

12h às 13h - APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS– PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO

ENGENHARIA MECÂNICA

10h às 11h - ENSAIOS DE TRAÇÃO EM MATERIAIS

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

11h às 12:30h - GINCANA DE CONHECIMENTOS GERAIS EM TECNOLOGIA

Os estudantes deverão responder questões de conhecimentos gerais sobre tecnologia.
As respostas devem ser submetidas em um formulário com a identificação do estudante.

12h às 13:30h - DESAFIO DE LÓGICA

Os estudantes deverão responder questões sobre lógica em geral.
As respostas devem ser submetidas em um formulário com a identificação do estudante.

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS – AMERICANA E CAMPINAS

11h às 12:30h - SIMULAÇÃO DE NEGÓCIOS

O jogo de empresa será executado através de software, que será a nossa ferramenta didática. O software irá simular as decisões tomadas pelos alunos podendo assim identificar e acompanhar como cada uma dessas decisões impactaram na performance da empresa.

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