Decida-se 2019: jovens de Lorena e região participam de atividades sobre carreira profissional

Publicado em: 30/09/2019

No dia 28 de setembro de 2019 cerca de 1.200 estudantes de Ensino Médio de toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Sul de Minas e Sul Fluminense, participaram do Decida-se 2019, que foi realizado no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, unidade Lorena, Campus São Joaquim.

COBERTURA DO EVENTO

A 6ª Edição do Decida-se 2019 contou com a participação de 43 escolas e de cerca de 200 voluntários, entre Professores, Alunos, Funcionários do UNISAL, nas mais de 40 atividades ofertadas.

O Decida-se é uma feira de profissões que oferece oportunidades para que os estudantes conheçam sobre as carreiras que desejam seguir e, também, a infraestrutura do UNISAL, além de conversar pessoalmente com coordenadores de cursos, e tirar todas as suas dúvidas.

Vinicius Lemes, futuro aluno do UNISAL

Vinicius Leme, de 17 anos, já conhece bem os diferenciais do UNISAL. Pelo segundo ano consecutivo, ele participa do Decida-se. E, em 2019, se decidiu pelo Curso de Educação Física. “Ano passado eu participei das atividades recreativas e já comecei a pensar em fazer o curso, agora que estou no terceiro ano, já me decidi fazer Educação Física UNISAL”, revela o jovem da Escola Barão da Bocaina, de Areias.

RECEPÇÃO

A recepção de abertura contou com a apresentação de um dos organizadores da Feira, André Pirtouscheg, e dos Diretores do UNISAL, Unidade Lorena, Grasiele Nascimento e Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior.

A ex-aluna e estrela do Vestibular do UNISAL, Walquiria Silva, também participou da recepção calorosa aos estudantes. “Eu sempre faço questão de voltar ao UNISAL. Vocês poderão perceber que aqui é uma instituição diferenciada, que cuida dos seus alunos, até mesmo depois que eles se formam. Assim como eu, também venham fazer parte da família UNISAL”, destacou.

Para apoiar a logística do evento, o UNISAL ofereceu transporte público e lanche aos participantes. Além das atividades organizadas pelos cursos de Graduação do UNISAL, nas mais diversas áreas, houve também plantão de dúvidas sobre Bolsas e Convênios, com Serviço Social e exposição de gibis, mangas e cinema na Biblioteca do UNISAL.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Os cursos e núcleos buscaram oferecer conceitos sobre a profissão de uma maneira bem didática e divertida. Confira os vídeos.

Audiências simuladas e grandes casos do Tribunal do Júri com o Direito; Atividades para despertar o empreendedorismo com o Centro de Empreendedorismo; Música ao vivo,  sorteios e orientação sobre o projeto de vida com a Pastoral da Universidade; Debates e oficinas interativas com a História; Competições sobre o mercado de contabilistas com a Ciências Contábeis; A oportunidade para profissionais formados com o Curso de Gestão de RH; Desvendando  Atividades físicas diversas e exposição de modelos de anatomia com a Educação Física; A competição  Ovo no Alvo, Oficina de Robótica, Construção de carros e as exposições de diversos projetos com as Engenharias; Competições didáticas e as oportunidades de mercado para o profissional pedagogo com a Pedagogia; Orientação Profissional trazida pela Psicologia; Um painel participativo e a palestra sobre a profissão, com a Filosofia, entre outras atividades.   Além da tradicional torta na cara, o mergulho dos estudantes foi ainda mais profundo nessa edição. Das cinco equipes que competiram na Regata de Barcos com garrafas pet, uma já mergulhou na piscina antes mesmo de dar início à disputa. O barco virou.

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

Enquanto os alunos se divertiram, os professores também foram convidados à formação.  O ex-aluno, e atual coordenador do Curso de História, Diego Amaro, falou sobre metodologias ativas no ensino e no processo de aprendizagem do aluno.

NOVIDADES DECIDA-SE 2019

O UNISAL quer ajudar a formar novos profissionais de sucesso. E, por isso, 10% dos participantes do evento retornam como discentes à instituição após conhecerem de perto os bastidores e projetos de nossos cursos.

Em 2019, uma das novidades foi a possibilidade de se inscrever no Vestibular 2020 durante o Decida-se! “Conseguimos com essa ação, em torno de 58 inscrições no vestibular. Ou seja, são dezenas de novos candidatos em nosso processo tradicional, que irá acontecer em 27 de outubro de 2019”, revela André Pirtouscheg, que ainda ressalta a importância de acessar o site do UNISAL e conhecer a política de bolsas de descontos também pela nota do ENEM www.unisal.br/vestibular.

E foi o que fez a jovem Lara Motta, de 17 anos, do PROGEN, do Instituto Canção Nova. “Eu escolhi Engenharia de Produção. No próximo Vestibular estarei aqui fazendo a prova”, revela.

Dentre as ações diferenciadas na edição de 2019, tênis de Mesa, da Atlética UNISAL, e o painel interativo de Estágio e Empregabilidade. “Foi uma ótima experiência apresentar o painel interativo aos alunos que nos visitaram. Nós conhecemos suas expectativas, seus desejos e também tivemos a oportunidade de apresentar a eles o setor de Estágio e Empregabilidade, o que causou muita surpresa. Ficaram felizes em saber que o UNISAL pensa na geração de emprego de seus alunos”, revela Gessi Batista.

Ao final do evento, equipes vencedoras de quatro competições foram presenteadas com medalhas e também com brindes da parceira do UNISAL, KNN Idiomas de Lorena. “É um prazer estarmos aqui, queremos fazer parte da vida desses alunos. Sabemos que um novo idioma pode fazer a diferença”, revela Gabriela Abrunhosa, uma das representantes da KNN.

Em seguida, a programação foi encerrada com show da Banda ZeroDoze Rocket.

AGRADECIMENTOS

Além da KNN Idiomas, o UNISAL também agradece o apoio da Promover- empresa de formaturas, Prefeitura de Lorena: Secretarias de Trânsito e Segurança Pública (Guarda Municipal), Polícia Militar de Lorena e Exército de Lorena. Saiba mais sobre o evento www.unisal.br/decidase. Confira aqui as fotos oficiais do evento e, neste link, os cliques de nosso público com a #Decidase.