Decida-se 2019: Em Americana, estudantes participam de atividades para escolher sua profissão

Publicado em: 24/09/2019

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, está realizando o “Decida-se 2019”, em suas Unidades. Em 19 de setembro, a Unidade Americana abriu suas portas a estudantes da região, apresentando infraestrutura, cursos e dinâmicas relativas às áreas profissionais, no Campus Maria Auxiliadora. Uma grande oportunidade para esses jovens foi o contato mais direto com os coordenadores de cursos, que conversaram com os participantes para explicar as características das profissões, tudo isso de forma dinâmica, divertida e muito prática.

De acordo com Marcelo Scudeler, Diretor de Operações da Unidade Americana, a presença de alunos do 3º ano do Ensino Médio é parte da missão da Instituição com a sociedade, pois, oferece uma vivência de Ensino Superior para quem ainda está se preparando para a vida acadêmica, e deseja conhecer mais sobre a profissão e o ambiente da faculdade.

“Os estudantes de Ensino Médio ainda não sabem, com convicção, qual carreira desejam seguir e é importante que tenham a possibilidade de pensar bem sobre isso. Ao abrir as portas, e oferecer oficinas, contato com professores e coordenadores de cursos, e acesso às práticas profissionais, o UNISAL colabora com esses jovens, que passam a ter uma visão privilegiada sobre o que desejam como profissão”, afirma.

Os participantes vivenciaram a simulação de jogos empresariais no curso de Administração; Pirâmide de Macarrão, no curso de Arquitetura; uma dinâmica de lançamentos de contas no curso de Ciências Contábeis; roda de conversa sobre porque fazer Direito, e clube de argumentação no curso de Direito.

Participantes do Decida-se na Unidade Americana

Foram realizadas oficinas por professores e alunos das Engenharias Civil, da Computação, de Automação e Controle, de Produção e Elétrica, nesta última com uma apresentação da Estação Meteorológica com os alunos que realizaram o projeto.

Além disso, o curso de Moda ofereceu oficinas de desenho de modelagem e de portfólio de coleção; o curso de Pedagogia apresentou a temática de histórias e brincadeiras cantadas aos interessados na área.

O curso de Psicologia trabalhou com os presentes as questões de orientação vocacional, além de apresentar o Serviço Aplicado de Psicologia (SPA), que oferece conhecimento prático aos alunos e atendimento gratuito à comunidade externa. Aos estudantes ligados à área de comunicação, o curso de Publicidade e Propaganda ofereceu uma oficina sobre foto publicitária; já o curso de Serviço Social apresentou as possíveis áreas de atuação profissional e realizou dinâmicas em grupos. Já o curso de Educação Física ofereceu aos alunos uma simulação de escalada, além de atividades esportivas, lúdicas e radicais.

Confira algumas fotos: