Fut-Encontro debate as expectativas para a Copa do Mundo

Publicado em: 21/05/2014

Os jornalistas Alexandre Praetzel e Alessandro Abate falaram com mais de 50 alunos

fut-encontro5A Copa do Mundo 2014 foi a pauta do Fut-Encontro, realizado em 13 de maio, no teatro Dom Bosco do UNISAL – Centro Universitário de São Paulo, Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano. Variados temas sobre o maior evento esportivo do planeta foram abordados pelos jornalistas esportivos Alexandre Praetzel, do Grupo Bandeirantes, e Alessandro Abate, editor do jornal esportivo Lance! Entre os assuntos debatidos estavam segurança, infraestrutura, legado, tecnologia, manifestações populares, cobertura jornalística e a convocação final do técnico Luiz Felipe Scolari.

A Coordenadora de Educação Física,  Marília Kobal, e o Professor de futebol, Evandro Murer, também compareceram. Mais de 50 alunos do ensino superior tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e debater o tema com os convidados.

Quando indagado sobre o envolvimento da população e a proximidade do evento – que se inicia em 12 de junho -, Praetzel se diz “surpreso”. “É tanto escândalo, tanta notícia ruim, banalização da violência, obras superfaturadas, atrasadas, que o povo está anestesiado. O Brasil está no silêncio. Não vemos empolgação, ruas pintadas”, analisou.

Para o radialista, esses problemas estão atrelados à “ganância da CBF, que afastou a seleção brasileira do povo”. Praetzel revelou ainda que vai torcer para o Uruguai, e que o time atual tupiniquim “não está nem entre os 15 melhores de nossa história.”

Comunicação e contribuição do jornalismo

Abate abordou a comunicação voltada para o consumo, já que nomes como Neymar e Felipão são constantes nas peças comerciais. “Grande parte dos envolvidos diretos com o evento está preocupada em gerar consumo. Isso é uma ferramenta de alienação. A Copa do Mundo é uma grande indústria”, pontuou. Sobre a cobertura, o editor informou que o Lance! focará em personagens e cultura local. “Estaremos mais atentos ao contexto social e de personagens, até para sair do padrão e da limitação que a Fifa impõe.”

Por fim, Abate ressaltou a importância jornalística à população. “Não é só informar. É necessário oferecer repertório cultural para novas reflexões”, encerrou.

Sobre o Fut-Encontro

Tem o objetivo de discutir o futebol em seus variados temas e cenários. Idealizado no começo de 2012, o projeto Fut-Encontro busca a interação entre pessoas que se identificam com o esporte mais praticado e amado em todo o mundo: o futebol. Abordar o desporto de maneira lúdica, romântica e crítica – variando conforme o assunto em questão -, além de aproximar o público dos convidados estão entre os principais objetivos.

O encontro é baseado em um debate entre jornalistas, ex-jogadores, músicos e demais personalidades públicas relacionadas diretamente ao esporte. A interação com o público presente é destacada, seja no debate, nos momentos musicais ou nos sorteios.

Tadeu Inácio, 29 anos, jornalista e produtor do Fut-Encontro – Twitter: @tadeu_inacio

Fotos – Cesar Degani